faísca lab: Novo espaço de zines, livros de artista e cartazes abre as portas nesta sexta (21/04)
Inauguração inclui feira, lançamentos, exposição e impressão ao vivo no Cidade Nova
Criado como selo de publicações experimentais, o faísca lab sai do papel para abrir as portas de seu espaço físico: um ateliê de risografia no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. A festa de inauguração é nesta sexta-feira, feriado de 21 de abril de 2023, das 16h às 22h, com acesso gratuito. Voltada para obras como zines, livros de artista e outros trabalhos produzidos em pequenas tiragens, a programação abrange feira de arte impressa, lançamentos de publicações, exposição de cartazes, exibição de vídeos, bate-papo sobre feiras e uma performance de produção em risografia ao vivo.
Programação
Lançamentos de publicações e mostra de cartazes (ao longo de todo o evento)
Coordenado pelo artista gráfico Jão, Sob o Sol é um projeto de publicações experimentais em risografia que abrange os processos de criação, impressão, acabamento e lançamento de obras que trabalham linguagens diversas, como fotografia, design, colagem e desenho. Depois de um Laboratório de produção que recebeu artistas pelo programa, as publicações resultantes serão lançadas no evento, além de uma zine desenvolvida pelo faísca lab para distribuição gratuita. Os convidados do projeto, participantes do encontro como expositores da feira, são os artistas visuais Bruno Rios e Matheus Ferreira – criadores da plataforma editorial Prumo –, Circe Clingert e Thyana Hacla – dupla que coordena o projeto de experimentação gráfica PHONTE88 –, a fotógrafa Luiza Palhares e o poeta, designer e editor Preto Matheus, integrante da SQN Biblioteca, dirigida por ele e por Miguel Javarral.
A exposição de cartazes da Faísca Festival, que também faz parte da programação, inclui oito obras, entre trabalhos individuais e coletivos selecionados por meio de edital para impressão em Riso: Ana Paula Garcia (MG), Coletiva Negráfrica (com integrantes de MG e RJ), erre erre (MG), Folivora (SP), Ina Gouveia (MG), Jon Melo (AL), Juliana Gontijo (MG) e Natf (RJ). Além de integrarem a mostra, os cartazes estarão disponíveis na feira.
Feiras em BH: com Faísca, Amir Brito Cadôr, João Perdigão, Martokos e Pedro Valentim (17h às 18h)
Os coordenadores do faísca lab, a gestora cultural Helen Murta e o artista gráfico Jão, também criadores e diretores da Faísca Festival, convidam para um papo sobre feiras: o artista, editor e professor Amir Brito Cadôr, que é curador da Coleção Livro de Artista da UFMG e criador da Edições Andante; João Perdigão, que é pesquisador, escritor e editor do zine A Zica, além de idealizador e organizador de diversos eventos do gênero; os artistas e produtores Martokos e Pedro Valentim (PDR), criadores do festival de artes gráficas NUH! – que estreou como evento online em 2020 e terá sua primeira edição presencial em Belo Horizonte de 16 a 18 de julho de 2023. O debate aborda possibilidades, histórico e destaques das feiras, assim como conceitos e planos para próximos eventos na capital mineira.
Exibição de vídeos da Faísca Festival (18h30)
A programação audiovisual da festa de inauguração do faísca lab inclui a exibição dos videozines Um Cara, de Ricardo Aleixo (Belo Horizonte/MG), Sagimai, de Taís Koshino (Brasília/DF) e Visitor, de Mateus Acioli (nascido em Olinda/PE e radicado em São Paulo/SP), além da palestra Risografia: (quase) tudo o que você precisa saber, ministrada pelos designers, artistas e editores Igor Arume e Daniel Bicho, da Risotrip (Rio de Janeiro/RJ) e do videoarte Como fazer um fanzine (título original: Como hacer un fanzine), dirigido por Sofia Noceti e Juan Casal, artistas e designers criadores da Ediciones El Fuerte, de Buenos Aires, Argentina.
Feira de zines, livros de artista e cartazes (ao longo de todo o evento)
Expositores:
- A Zica
- Cajuí ateliê
- de merda
- Edições Andante
- EME
- erre erre
- faísca lab
- Ina Gouveia
- ítalo carajá
- Luiza Palhares
- PHONTE88
- Prumo
- Sérgio Fantini
- SQN Biblioteca
Os projetos Sob o Sol (1230/2017) e Edições Temáticas da Faísca – Mercado Gráfico (1173/2017), que possuam ações na programação da Inauguração do ateliê gráfico faísca lab, são realizados com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A plataforma Faísca: eventos, produção audiovisual, selo de publicações e estúdio de risografia
Faísca surgiu em junho de 2015. Depois de 23 edições no formato de feira de arte impressa (Faísca – Mercado Gráfico, de 2015 a 2017), a iniciativa abriu seu canal de YouTube em 2020, na 24ª edição do evento: o Festival Internacional de Risografia. O canal audiovisual, especializado em publicações experimentais, hoje abrange uma programação de mais de 70 horas, incluindo debates, oficinas, palestras, entrevistas e videozines, com a participação de artistas, impressores, designers e publicadores de 10 países diferentes. Outra ramificação da atuação da Faísca é uma loja online de zines, livros de artista e cartazes. Também em 2020, saiu a primeira publicação pelo selo faísca lab, que agora abre seu espaço físico como estúdio de risografia, recebendo artistas, programas de produção e impressão de publicações, residências, lançamentos e outros encontros de artes gráficas.
Serviço
Inauguração do ateliê gráfico faísca lab
- Data: 21 de abril de 2023
- Horário: das 16h às 22h
- Endereço: Rua Doutor Júlio Otaviano Ferreira, 421, Cidade Nova, Belo Horizonte/MG
- Programação: feira de arte impressa, lançamentos de publicações, exposição de cartazes, debate sobre feiras em BH, exibição de vídeos e impressão ao vivo em Riso
- Acesso gratuito
- Outras informações: instagram.com/faisca.lab/
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário