a margem ; press / Riso Ativa

a margem ; press /
Riso Ativa

Brasil
a margem ; press / Riso Ativa

a margem ; press /
Riso Ativa

Brasil

Coordenada por léo e júpiter91, a margem ; press é uma plataforma editorial de Salvador/BA, que abrange fazeres manuais, produção gráfica e experimental, questionando a formalidade na arquitetura e nas artes plásticas. As possibilidades da risografia e da serigrafia são trabalhadas em experimentações coletivas. Em parceria com Lanussi Pasquali, Léo coordena a Riso Ativa, criada em 2017 como parte do Ateliê Ativa, que tem a proposta de ampliar o conhecimento e o uso da Risograph na cena soteropolitana. Trabalham com um duplicador RISO MZ 790U e 5 cores.

Amir Brito Cadôr

Amir Brito
Cadôr

Brasil
Amir Brito Cadôr

Amir Brito
Cadôr

Brasil

Amir Brito Cadôr é artista, criador da Edições Andante, e professor de Artes Gráficas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Pesquisa livros de artista desde 2004. Abordou o tema em cursos e palestras em cidades brasileiras como Belo Horizonte, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, assim como em Brisbane, na Austrália. Fez a curadoria de várias exposições, em centros culturais, bibliotecas, galerias e museus. Amir é curador da Coleção Livro de Artista da UFMG.

Ana Paula Garcia

Ana Paula
Garcia

Brasil
Ana Paula Garcia

Ana Paula
Garcia

Brasil

Ana Paula Garcia é artista, designer e educadora. Possui mestrado em Artes pela UFMG, mesma instituição pela qual se formou em Artes Visuais com habilitação em Desenho. Participou de diversas exposições coletivas e das exposições individuais Eu não quero nunca mais seu endereço (Estúdio Guaco – Maio, 2018) e Construí um lugar para lembrar (Ateliê Arte Nova – Outubro, 2013). Edita livros e outras publicações de artista desde 2013. Sua pesquisa explora as relações entre o livro de artista, a paisagem, a leitura e a materialidade do impresso.

Bárbara Macedo

Bárbara
Macedo

Brasil
Bárbara Macedo

Bárbara
Macedo

Brasil

Artista visual de Belo Horizonte, Bárbara Macedo é habilitada em desenho pela Escola Guignard – UEMG. Participa de feiras de publicações e arte impressa, além de diversas exposições individuais e coletivas, em várias partes do Brasil, assim como no Paraguai. É autora de títulos como Ser Marginal e Sin perder la ternura (com Idylla Silmarovi) e atuou como professora de desenho por quatro anos.

Beto Galvão

Beto
Galvão

Brasil
Beto Galvão

Beto
Galvão

Brasil

Designer, impressor e editor, hoje cozinheiro, Beto Galvão é conhecido um pioneiro da impressão em Riso para fins criativos no Brasil. Uma produção de publicações de artista que se espalhou pelo mundo nos anos 2000 começou a se estabelecer no território nacional alguns anos depois, a partir das obras editadas por meli-melo, criadas em São Paulo em 2012 por Beto em parceria com a designer Anne-Sophie, e hoje liderada por Luis Aranguri. Beto também é o organizador do Duplica, o primeiro encontro focado na risografia do Brasil, que apresentou workshops com mestres da impressão em Riso nas edições 2017 e 2018 da Plana Festival.

Brígida Campbell

Brígida
Campbell

Brasil
Brígida Campbell

Brígida
Campbell

Brasil

Brígida Campbell é artista e professora do curso de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG. Colaboradora do EXA – Espaço Experimental de Arte. Como artista, participa de diversas exposições no Brasil e no exterior. Foi curadora do projeto Muros – Territórios Compartilhados e é organizadora da SEMANÁRIA – Semana de Arte Gráficas, evento anual da EBA-UFMG. Brígida é pesquisadora das relações entre Arte e Cidade.

Calipso Press

Calipso
Press

Colômbia
Calipso Press

Calipso
Press

Colômbia

Fundada em 2015 por Eva Parra e Camilo Otero, a Calipso Press é um pequeno estúdio de impressão em Riso, uma editora e um coletivo artístico com sede em Cali, Colômbia. A Calipso Press é especializada na produção de livros e publicações de artista. Os principais fios que percorrem seus processos variam entre os processos de arte e fermentação, cultura visual e trabalho, ilustração e design. Eles também oferecem um programa de residências orientado para experimentação editorial e investigação da impressão.

Cecilia Arbolave

Cecilia
Arbolave

Brasil / Argentina
Cecilia Arbolave

Cecilia
Arbolave

Brasil / Argentina

Jornalista argentina, Cecilia Arbolave é formada na Universidad Austral de Buenos Aires e pós-graduada pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (SP). Mora há dez anos em São Paulo. É sócia na editora Lote 42 e fundadora dos espaços de publicações independentes Banca Tatuí e Sala Tatuí. Tem produzido, junto com João Varella, feiras de publicações independentes como a Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, Tinta Fresca no Espaço Cultural Porto Seguro e Printa-feira no Sesc 24 de Maio. Vencedora do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro (2018), foi jurada do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos em 2017 e do edital de publicações da Des.Gráfica no Museu da Imagem e do Som em 2018.

Daniela Maura

Daniela
Maura

Brasil
Daniela Maura

Daniela
Maura

Brasil

Daniela Maura entendeu o desenho como processo fundamental quando começou a dar aulas. Professora, artista e pesquisadora livre desde 2002, ela se interessa por processos de criação artísticos, modos de aprender e ensinar. Suas narrativas abordam temas como o corpo e as relações. É autora do livro de artista Manual de boas práticas e do zine Cadernos de estudo. Daniela é graduada em Artes Visuais e Mestre em Artes pela Unicamp, mora e trabalha em Belo Horizonte há 11 anos.

Die Brueder Publishing  /  Lucky Punch Press

Die Brueder
Publishing /
Lucky Punch
Press

Alemanha
Die Brueder Publishing  /  Lucky Punch Press

Die Brueder
Publishing /
Lucky Punch
Press

Alemanha

Die Brueder é uma editora e estúdio de design com sedes em Hamburgo e Berlim, que produz livros, revistas e projetos web, assim como eventos. Entre as iniciativas da Die Brueder estão a Lucky Punch Press, estúdio experimental de risografia localizado na sede da Die Brueder em Belim e o Indiecon – the Independent Publishing Festival, realizado em Oberhafen, um antigo pátio de carga que hoje é um espaço criativo no centro de Hamburgo. Criado em 2014, o Indiecon reúne anualmente editores independentes de várias partes do mundo.

Ediciones El Fuerte

Ediciones
El Fuerte

Argentina
Ediciones El Fuerte

Ediciones
El Fuerte

Argentina

Ediciones el Fuerte, formada pelos designers e ilustradores Sofia Noceti e Juan Casal, é uma pequena editora independente de Buenos Aires que publica fanzines e outros trabalhos gráficos em risografia. As obras abrangem desenhos, narrativas gráficas, coleções de histórias, abstração e conceitos sobre ciência, viagens, cosmos, culturas ou obsessões. Utilizando uma máquina antiga, a TR 1530, os processos tornam-se ‘mais analógicos’, se comparados aos desenvolvidos por meio de modelos de duplicadores mais novos.

Ellen Kocken

Ellen
Kocken

Países Baixos
Ellen Kocken

Ellen
Kocken

Países Baixos

Trabalhando nas áreas de cinema documentário e produção, Ellen Kocken é fundadora e diretora da Dziga, centro criativo de filmes em Nimega, Países Baixos. Ela estudou Antropologia Cultural na Radboud University em Nimega e Antropologia Visual na Universidade de Amsterdã. 

Entrecampo

Entrecampo

Brasil
Entrecampo

Entrecampo

Brasil

Referência em Minas Gerais na risografia, Entrecampo foi criada em 2015 por Ricardo Portilho e Graziani Riccio. Surgiu com a proposta de trabalhar a sobreposição entre os campos: design gráfico, edição de publicações e produção gráfica. Como editora, publicou títulos como o foto-livro SAMSARA (2016), inauguração de sua pesquisa na reprodução de fotografias em risografia. Além de participar das principais feiras do país, tem títulos no acervo da Biblioteca Mário de Andrade, em acervos nos EUA e em países da Europa.

erre erre

erre
erre

Brasil
erre erre

erre
erre

Brasil

erre erre é artista visual, designer gráfico e editor da fera miúda ediç ̃es. Realiza trabalhos que transitam entre desenhos, colagens, pinturas, animações, vídeos, gravuras, publicações, impressos e instalações. Para isso, vale-se tanto de produções próprias quanto de apropriações de imagens e/ou elementos já em circulação. Essa prática que se orienta por encontros e choques; por contingências, confluências e desvios.

Fabio Zimbres

Fabio
Zimbres

Brasil
Fabio Zimbres

Fabio
Zimbres

Brasil

Fabio Zimbres é desenhista, quadrinista, ilustrador, designer e editor. Tem trabalhos no Brasil e no exterior, como as revistas Animal, Chiclete com Banana, Dundum, Lápiz Japonés, Strapazin, Lapin, Strapazin e Pé de Cabra. É autor dos livros ‘Vida Boa’, ‘Feliz’ e ‘Música para Antropomorfos’ (com a banda Mechanics). ‘O Apocalipse segundo dr. Zeug’, história publicada em 1997, saiu na revista Now#2 pela Fantagraphics e foi reeditada pelo No_LIBROS em chinês no ano passado, chegando ao Brasil em 2020 por parceria com a Risotrip, em edição chinês-português.

FIF-BH

FIF-BH

Brasil
FIF-BH

FIF-BH

Brasil

Bruno Vilela e Guilherme Cunha são artistas visuais, pesquisadores e organizadores do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), uma ação cultural bienal que busca o diálogo entre a produção fotográfica de diferentes países, assim como o encontro entre a fotografia e outros meios de expressão criativa. O eixo que guia a edição 2020 é “Imagens Resolutivas”.

Flávia Denise

Flávia
Denise

Brasil
Flávia Denise

Flávia
Denise

Brasil

Flávia Denise é doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde pesquisa autoria e edição literária. É mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde pesquisou feiras de publicações independentes em Belo Horizonte. É Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Concluiu um curso de especialização em Publishing na New York University (NYU). Flávia trabalhou para os jornais “Estado de Minas” e “O Tempo”. Em 2016, lançou a revista literária “Chama”, cujo objetivo é o fomento da produção literária de Belo Horizonte. Pesquisa processos editoriais e publicação independente.

Fuio Printshop

Fuio
Printshop

Brasil
Fuio Printshop

Fuio
Printshop

Brasil

Fuio Printshop, o principal estúdio de Brasília especializado na impressão em Risograph, foi criado em 2016 e hoje é dirigido por Taís Koshino, co-fundadora da Fuio e do selo Piqui (2011-2019). Taís é artista visual e editora. Ela trabalha com o desenho e pesquisa sobre suas possibilidades de abarcar a imprecisão. Seu trabalho foi impresso em vários tipos de publicações e ela participou de exposições nacionais e internacionais. Fuio imprime zines, pôsteres e catálogos, além de oferecer oficinas de impressão em Riso. Foi uma das participantes do Duplica, primeiro encontro de risografia do Brasil, que fez parte da programação da Plana Festival em 2017 e em 2018. Fuio imprime com uma Riso RZ230 e quatro cores.

Gold Rain

Gold
Rain

México
Gold Rain

Gold
Rain

México

Gold Rain é a editora da galeria Da Substanz, um espaço dirigido por artistas com sede na cidade de Querétaro, México. Publicam livros de artistas, catálogos, zines, acidentes editoriais e outros livros experimentais; em edições limitadas ou espontâneas, principalmente impressas em risografia, e sempre em contato próximo com os autores e artistas.

Ing Lee

Ing
Lee

Brasil
Ing Lee

Ing
Lee

Brasil

Ing Lee é quadrinista, artista plástica e pesquisadora coreano-brasileira nascida em Belo Horizonte, surda oralizada e bissexual. Lançou seu primeiro zine em 2016 e, desde então, se autopublica. Autora de várias obras impressas em Riso, como A Boneca (2016) e Karaokê Box (2019), é co-fundadora do selo O Quiabo. Ing Lee aborda temas como memória, identidade e melancolia urbana, a partir de referências que vão desde a cultura pop até o cinema leste-asiático.

Issue Press

Issue
Press

Estados Unidos
Issue Press

Issue
Press

Estados Unidos

Issue Press é uma editora independente de publicações de artista, múltiplos e outros materiais impressos com sede em Grand Rapids, MI. O estúdio funciona em um depósito centenário feito de tijolos, localizado no lado oeste da cidade, uma antiga fábrica de papel que agora oferece um espaço para artistas e impressores. Todo o trabalho é produzido com duplicadores Risograph. Seu criador, George Wietor, é uma das figuras mais importantes para o cenário da risoarte, sendo também fundador do portal colaborativo stencil.wiki, que promove trocas de conhecimento, abriga um atlas com os estúdios pelo mundo, eventos e outras informações sobre a risografia.

Ivana Smudja

Ivana
Smudja

Países Baixos / Itália / Sérvia
Ivana Smudja

Ivana
Smudja

Países Baixos / Itália / Sérvia

Diretora de cinema, Ivana Smudja nasceu em Novi Sad (Sérvia), foi criada em Lucca (Luca, Itália) e hoje mora e trabalha nos Países Baixos. Atua na indústria de cinema desde 2008. Seu interesse por formas alternativas de contar estórias e sua pesquisa por questões atuais começaram quando ela trabalhou para a VICE Itália (2011-2014). Ela está desenvolvendo seu primeiro longa.

Jerónimo Velásquez

Jerónimo
Velásquez

Colômbia
Jerónimo Velásquez

Jerónimo
Velásquez

Colômbia

O artista Jerónimo Velásquez, de Bogotá, Colômbia, criou em 2013 a Perro Centinela, editora especializada em quadrinhos e livros de arte. Publica trabalhos de outros artistas e obras próprias, como o quadrinho “PNIG PONG” (maio de 2016). Jerónimo é também editor da Primer Ocaso, um espaço colaborativo de exploração gráfica e visual.

 

 

Jo Frenken

Jo Frenken

Países Baixos
Jo Frenken

Jo Frenken

Países Baixos

O artista Jo Frenken imprime e publica desde os anos 1970. Trabalha na Jan van Eyck Academie (Maastricht, Países Baixos), onde coordena o Laboratório de Impressão e Publicação, especializado em técnicas de impressão por estêncil e o mais premiado do mundo entre os impressores de Riso. Jo Frenken é organizador do Magical Riso, pioneiro e principal evento voltado para a risoarte. Em 2020, ele publicou I wish to communicate with you, um guia de cores alternativo feito a partir das bandeiras e letras do código de navegação marítima, usando todas as 23 cores disponíveis no laboratório.

John Z. Komurki

John Z.
Komurki

Alemanha / Reino Unido
John Z. Komurki

John Z.
Komurki

Alemanha / Reino Unido

John Z. Komurki é um pesquisador e curador residente em Berlim. Entre os projetos dos quais foi o responsável pela curadoria estão a exposição Druck Druck Druck: Comunidades de impressão de Berlim e além na Galerie im Körnerpark (abril-agosto de 2019); os eventos Risofest Berlin e Risofest Paris. Organizou a série de mesas redondas Print as Practice. É autor de vários livros sobre impressão e tecnologias analógicas, incluindo Risomania: o novo espírito da impressão (2017), o primeiro livro a ser publicado sobre o duplicador Risograph e a cena atual da risografia; Mestres da Serigrafia (2018), sobre práticas contemporâneas de serigrafia; Cassette Cultures (2019), uma história do cassete como forma de mídia; e Druck Druck Druck (com Nina Prader, 2020), baseado na exposição homônima.

Knust

Knust

Países Baixos
Knust

Knust

Países Baixos

Knust é o pioneiro na risografia e referência mundial na impressão por estêncil, experiência acumulada desde o uso dos mimeógrafos. Fundado em 1984 em Nimega (Países Baixos) por Jan Dirk de Wilde, hoje é também formado por Joyce Guley e Astrid Florentinus. Desde que adquiriu seu primeiro duplicador digital, o grupo ampliou cada vez mais a habilidade e a experimentação na arte em Riso, dominando a tecnologia. Os conhecimentos são refletidos em livros, zines e outras publicações, em exposições, workshops e residências artísticas.

Luiz Navarro

Luiz
Navarro

Brasil
Luiz Navarro

Luiz
Navarro

Brasil

Luiz Navarro é jornalista, pesquisador e editor da revista A Zica, uma das principais do cenário independente no país. É Especialista em Arte Contemporânea pela Escola Guignard e autor do livro Pele de Propaganda, sobre arte de rua em BH. É um dos organizadores da feira de publicações Canastra, de outros projetos e eventos, nas áreas de artes gráficas, audiovisual e comunicação.

marco sem s

marco
sem s

Brasil
marco sem s

marco
sem s

Brasil

O artista marco sem s desenvolve suas obras a partir do desenho, do pensamento gráfico e das possibilidades de diálogo com o cotidiano urbano. É designer e, desde 2015, trabalha na Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC, antiga Associação Imagem Comunitária), em processos colaborativos e arte-educação, por meio de oficinas e imersões gráficas. É autor de zines como MEUS LUGARES FAVORITOS, Instante cotidiano e QUADRO NEGRO, além de ter participado da antologia de quadrinhos Cápsula (O Quiabo, 2019) e de várias exposições.

Maria Clara Carneiro

Maria Clara
Carneiro

Brasil
Maria Clara Carneiro

Maria Clara
Carneiro

Brasil

Maria Clara Carneiro é professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria, editora do site de crítica de quadrinhos Balbúrdia e uma das organizadoras do Prêmio Grampo. É tradutora de livros de histórias em quadrinhos e uma das autoras do livro Style(s) de (la) bande de dessinée (Classiques Garnier, 2019). É líder do grupo de pesquisa “Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias” no CNPq.

Mateus Acioli

Mateus
Acioli

Brasil
Mateus Acioli

Mateus
Acioli

Brasil

Mateus Acioli é artista visual e designer gráfico de Olinda, radicado em São Paulo desde 1992. É editor-chefe da Livros Fantasma, pela qual produziu livros, performances, exposições, mostras de cinema e fitas VHS. É parte do coletivo de vídeo ONNO e do duo CRISE. Projetos publicados incluem o jornal gratuito Suplemento, assim como Torpor, Bruto, Não Entre na Via, Baiacu, Antílope, Baldio, Cinema Zero, entre outros.

Nina Prader

Nina
Prader

Alemanha / Áustria / Estados Unidos
Nina Prader

Nina
Prader

Alemanha / Áustria / Estados Unidos

Nina Prader é artista, autora, editora independente e ativista da imprensa em Berlim e Viena. Ela escreveu para Texte zur Kunst, Spex, SLEEK, BerlinArtLink, HANT, Arts for the Working Class, Wespennest e Augustin. A sua investigação centra-se nos impressos e na risografia. Mais recentemente, ela foi curadora da exposição Druck Druck Druck na Galerie im Körnerpark, em Berlim. Ao vivo, a galeria tornou-se editora e estúdio de impressão, para perseguir objetivos radicais na arte, educação e comunidade.

PHONTE88

PHONTE88

Brasil
PHONTE88

PHONTE88

Brasil

PHONTE88 é um projeto de experimentação gráfica e autopublicação de livros de artista e zines. Criado em 2014 por Thyana Hacla e Circe Clingert em Belo Horizonte, trabalha com as aproximações e tensões entre conteúdo e forma. Artista visual e escritora, Thyana é graduada em Artes Visuais com habilitação em Gravura pela UFMG e cursa Mestrado em Estudos de Linguagem no programa de Pós-graduação do CEFET-MG, pesquisando Livros de Artista. Circe é artista visual, poeta, editora e encadernadora. É graduada pela UFMG no curso de Letras Español com ênfase em edição.

polvilho edições

polvilho
edições

Brasil
polvilho edições

polvilho
edições

Brasil

Ana Rocha investiga, coleciona e produz livros de artista há dez anos. Em 2012, criou a polvilho edições, editora independente vocacionada para o desenvolvimento do trabalho autoral, tanto no que diz respeito aos processos criativos das obras quanto aos modos e meios de sua produção, publicação e distribuição.

Priscapaes

Priscapaes

Brasil
Priscapaes

Priscapaes

Brasil

Priscapaes é bacharela em Artes Plásticas pela Escola Guignard e sua formação artística também passou por teatro e design. Com a figura feminina como fio condutor, Prisca é autora dos zines independentes Pra Tua Presença Ausente, Profundidade e Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só. Arte educadora desde 2011, ministra oficinas de artes para crianças e adolescentes em espaços escolares e não escolares.

Prumo

Prumo

Brasil
Prumo

Prumo

Brasil

O artista Bruno Rios trabalha com diversas linguagens, interessando-se por questões relacionadas ao corpo, à paisagem, ao deslocamento, ao jogo e ao desenho como ferramentas de interpretação e reconfiguração do mundo. Participou de diversas exposições e residências. Matheus Ferreira é artista visual, designer e professor. Se interessa pelos percursos e rastros que os gestos, as ideias e as palavras deixam no mundo. Para isso se vale do desenho, da tipografia, do design editorial e de outros sistemas de circulação de experiência para se conectar com o outro. Os dois formam a plataforma editorial Prumo, responsável pela identidade visual da edição de estreia da Faísca Festival Internacional de Risografia.

Pupi Club

Pupi
Club

Chile
Pupi Club

Pupi
Club

Chile

Fundada e dirigida por Natalia González  e Catalina Viera em Santiago, Chile, Pupi Club é uma microeditora e um estúdio de risografia que surgiu em 2016, como uma forma de trabalhar com amigues e experimentar no formato de fanzine. Temáticas sociais, femininas e políticas são abordadas nas publicações, de artistas chilenos e latino-americanos. Pupi Club já participou de feiras no seu país de origem, na Argentina e no Brasil.

Quintal Éditions

Quintal Éditions

França
Quintal Éditions

Quintal Éditions

França

Quintal Éditions é um estúdio de design e editora sediada em Paris. A Quintal busca combinar os trabalhos artesanal e manual dos artistas e os processos criativos ligados às novas ferramentas digitais. Quintal é também um estúdio que tem a risografia como principal método de impressão, um espaço para workshops e serviços gráficos. Com duplicadores A3 e A2, o estúdio trabalha com quase 30 cores diferentes.

 

 

Relámpago

Relámpago

Colômbia
Relámpago

Relámpago

Colômbia

Editora, gráfica, espaço de exposição e estúdio de design, Relámpago tem sua sede no bairro de Santa Teresita, em Bogotá. Possui um ateliê de tipos móveis que, por meio de práticas experimentais, reconfigura o patrimônio e o utiliza para aprender e desaprender o presente. A casa abriga escritórios, gráfica, um espaço onde aconteceram exposições, palestras, workshops e festas.

Ricardo Aleixo

Ricardo
Aleixo

Brasil
Ricardo Aleixo

Ricardo
Aleixo

Brasil

Belo-horizontino de 1960, Ricardo Aleixo é poeta, artista visual e sonoro, performador, pesquisador das poéticas da voz e do corpo, cantor, compositor, ensaísta e editor. Publicou, entre outros, os livros Pesado demais para a ventania (Todavia, 2018), Antiboi (LIRA/Crisálida, 2017 – finalista do Prêmio Oceanos 2018) e Modelos vivos (Crisálida, 2010 – finalista dos prêmios Portugal Telecom e Jabuti 2011). Já fez performances na Alemanha, na Argentina, em Portugal, na França, no México, na Espanha, nos EUA e na Suíça. Integra antologias, coletâneas e edições especiais de revistas e jornais dedicados à difusão da poesia brasileira nos EUA, na Argentina, em Portugal, na França, de País de Gales, em Angola e no México. Tem participado de exposições coletivas, como Poiesis <Poema entre pixel e programa> (RJ, 2007), Radiovisual – Em torno de 4’33” (Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2009) e Poética Expositiva (RJ, 2011). É curador do festival ZIP/Zona de Invenção Poesia&;. Edita a revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro e a Coleção Elixir, de plaquetes tipográficas. Desenvolve seus projetos de criação e pesquisa no LIRA/Laboratório Interartes Ricardo Aleixo e no KORA/Kombo Roda Afrotópica, ambos localizados no bairro Campo Alegre, região Norte de Belo Horizonte.

Risotrip Print Shop Co.

Risotrip
Print Shop Co.

Brasil
Risotrip Print Shop Co.

Risotrip
Print Shop Co.

Brasil

Risotrip Print Shop Co. foi o primeiro estúdio especializado em Riso a abrir no Rio de Janeiro. Fundado por Daniel Bicho e Igor Arume em 2015, é também uma editora, tendo publicado livros dos seus criadores e de artistas como Demian Jacob e Fábio Zimbres. Participou de exposições no Brasil, em países europeus e na China, assim como nos Estados Unidos, onde suas publicações foram selecionadas para uma ocupação popup no MoMA Museum Store. Risotrip oferece workshops para incentivar novas práticas na autopublicação e experimentações gráficas. Foi um dos estúdios citados no livro Risomania e em revistas como étapes e GRAPHIC.

Risotropical

Risotropical

Brasil
Risotropical

Risotropical

Brasil

Editora e oficina de impressão, Risotropical foi criada em São Paulo/SP em 2016 pelo designer Renan Costa Lima, como desdobramento de sua atuação no design pelo Estúdio Tropical. Além de realizar trabalhos próprios, recebe projetos de designers, artistas, ilustradores e autores, imprimindo em pequenas ou em grandes tiragens. Cartazes e publicações de arte feitas pelo estúdio ou com seus parceiros estão disponíveis pela loja online da Risotropical. Desde 2018, sua sede física é no espaço cultural independente Publica.

RisoTropical Fortaleza

RisoTropical
Fortaleza

Brasil
RisoTropical Fortaleza

RisoTropical
Fortaleza

Brasil

RisoTropical.For é um estúdio de design e de impressão criado em Fortaleza em 2017, por Emi Teixeira e Rodrigo CostaLima. Trabalha com atividades de formação e de experimentação, em processos colaborativos. Um deles é a Revista Mapa, série em parceria com artistas locais que registra cartografias “extra-oficiais” e possíveis de sua cidade. Outro é Impressão Tropical, projeto que oferece workshops abertos ao público combinando risografia, serigrafia, tipografia e encadernação. São resultados desse trabalho publicações com artistas como Weaver Lima, Lia Ancântara e Leonardo Buggy.

Selva Press

Selva
Press

Brasil
Selva Press

Selva
Press

Brasil

Criada em 2015, Selva Press foi o primeiro estúdio de impressão em Riso a abrir em Curitiba. Dirigido pela artista gráfica Estelle Flores, o espaço é voltado para a produção de pequenas e médias tiragens de cartazes, zines, revistas, catálogos, panfletos e outros formatos de materiais impressos, além de apresentar cursos e oficinas. Lançou títulos como Não me mande cartas, de Estelle Flores, Tatuagens Psicóticas do Terceiro Mundo, de Ariel Teske, e Show de Espanto, de Caramurú Baumgartner e Cyla Costa.

Sérgio Fantini

Sérgio
Fantini

Brasil
Sérgio Fantini

Sérgio
Fantini

Brasil

O escritor mineiro Sérgio Fantini, nascido em 1961, tem publicados títulos de poesia, conto e romance, além de ter trabalhos em diversas antologias. Entre seus livros estão Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes, Coleta Seletiva, A ponto de explodir, Camping Pop, Silas, A Baleia Conceição, O município de Tormenta e Novella, que foi semifinalista do Prêmio Portugal Telecom. Com a poeta Adriane Garcia, edita o zine Bellzebuuu há três anos. Em 2008, saiu o curta de animação Terra, baseado em um dos poemas de Sérgio Fantini, roteirizado por ele e pelo diretor da peça audiovisual, Sávio Leite. Obras literárias coletivas, shows, exposições, recitais, performances, oficinas e debates também estão entre as realizações do escritor. Como funcionário na área da cultura da Prefeitura de BH, participou da coordenação de atividades como Bienal Internacional de Poesia, Festival de Arte Negra – FAN , Concurso Nacional de Literatura, Música de Domingo, Sexta Sintonia, Estação da Música, Praça Sete Seis e Meia e Salão do Livro & Encontro de Literatura. Em 2019, Sérgio lançou pela editora Pulo o livro QUARENTA, uma celebração às suas quatro décadas de poesia, composta por poemas e por memórias do autor sobre essa trajetória.

Terminal Ediciones

Terminal
Ediciones

Equador
Terminal Ediciones

Terminal
Ediciones

Equador

Terminal é um projeto editorial sediado no Equador, dedicado a artistas visuais equatorianos e latino-americanos. Ao publicar fanzines, livros e edições, Terminal espera estimular o diálogo e fomentar a comunidade. Com interesse em práticas artísticas da diáspora, visões alternativas da cultura contemporânea, política e discursos de resistência, eles trabalham com artistas sub-representados, para circularem seus trabalhos por galerias, lojas e feiras de livros de arte em todo o mundo. Terminal foi fundada e é editada por Jaime Nuñez del Arco, em colaboração com a designer gráfica Gabriela Valarezo.

theretherenow

theretherenow

Estados Unidos
theretherenow

theretherenow

Estados Unidos

theretherenow é um ateliê de risografia com um interesse particular na aplicação da impressão em Risograph à fotografia e a trabalhos adjacentes a essa modalidade. Um dos seus projetos é a “THERE, THERE quarterly”, que, como o próprio nome indica, é uma publicação seriada, com novos volumes a cada trimestre. As edições, compostas por folhas soltas, combinam trabalhos de três fotógrafos contemporâneos, em um espaço único de cores risográficas. Criada por Travis Shaffer em 2016, theretherenow é uma pequena editora independente e projeto de pesquisa, atualmente sediado na Escola de Estudos Visuais da Universidade de Missouri, na cidade americana Columbia.

Valquíria Rabelo

Valquíria
Rabelo

Brasil
Valquíria Rabelo
Foto: Camila Rocha – Estático Zero

Valquíria
Rabelo

Brasil

Valquíria Rabelo é formada em Comunicação Social (UFMG) e em Design Gráfico (UEMG). Em 2015, fundou o Estúdio Guayabo, que coordena ao lado de Daniel Bilac. Entre suas premiações estão: 1º lugar na categoria projeto gráfico do 59º Prêmio Jabuti e livro-texto vencedor do 13º Prêmio Cícero de Excelência Gráfica. Seus projetos estão em livros e sites como Los Logos 8 (Gestalten), The Pattern Book (Monsa Publications), Awwwards (“Honorable mention”) e Fonts In Use (coleção “Staff Pick”).

Vetro Editions

Vetro
Editions

Alemanha
Vetro Editions

Vetro
Editions

Alemanha

Vetro Editions foi criada em Berlim em 2014 pelo designer Luca Bendandi. O primeiro livro a registrar a cena contemporânea da produção criativa em Riso, Risomania: the new spirit of printing, é um projeto desenvolvido pela Vetro, editado por Luca Bendandi e Luca Bogoni, e escrito por John Z. Komurki. A parceria com o autor resultou em outros títulos, como Riso as a Tool for Freedom (Riso como ferramenta para a liberdade), com textos de John acompanhados por pôsteres com design de Luca, e Mestres da Serigrafia (de Dolly Demoratti, John e Luca), que ganhou edição brasileira em 2018 pela GG. O livro Analogue Photography (Fotografia Analógica), de Andrew Bellamy, é um dos destaques no catálogo da Vetro.

Volúsia Press

Volúsia
Press

Brasil
Volúsia Press

Volúsia
Press

Brasil

Volúsia Press é um ateliê gráfico especializado em risografia de São Paulo/SP. Criado em 2017 por Rogério Borovik, é formado também por Paulo Gervino. Entre as obras de sua produção ou impressão estão a coleção Cabeça de Bagre – pelos artistas Leya Brander, Daniel Lima, Túlio Tavares, Eduardo Verderame e Rogério Borovik – e o zine San Tae Geuk, de Ing Lee, Monge Han e Paty Baik. Focado em impressões de arte, zines e cartazes, o estúdio também atua em outros campos, em projetos como a Rádio Volúsia.

Zaika dos Santos

Zaika
dos Santos

Brasil
Zaika dos Santos

Zaika
dos Santos

Brasil

Zaika dos Santos é multiartista, pesquisadora, cientista e divulgadora científica do Afrofuturismo. Fundou Afrofuturismo: Arte e STEM, o coletivo Saltosoundsystem e a iniciativa Nok é Nagô. Afiliada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e ao 500 Women Scientists, integrou os projetos Mulheres na Ciência (British Council) e WOW – Festival Mulheres do Mundo e Museu do Amanhã. Graduanda na Licenciatura em Artes Plásticas na Guignard-UEMG, pela qual é habilitada em Serigrafia. Tecnóloga em Rádio e TV, Web Design e Audiovisual.

outubro 2021

  • D
  • S
  • T
  • Q
  • Q
  • S
  • S
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31

Nenhum evento encontrado para o mês buscado.