Países

brazil

Brasil

País da Faísca. Participações brasileiras em entrevistas, debates, palestras, oficinas, experimentações visuais e impressas pelo faísca lab e na loja online do festival.

Brasil

A Faísca surgiu em junho de 2015 na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Para o Festival Internacional de Risografia, além de receber alguns dos principais estúdios e editoras brasileiros especializados na impressão em Riso, distribuídos por várias partes do país, a programação contou com artistas gráficos, designers, escritores e pesquisadores, para atividades como oficinas, palestras, debates, videozines, entrevistas, assim como para as publicações em vídeo e impressas do selo faísca lab e na loja online do festival.

Outras informações na aba de programação.

netherlands

Países Baixos

Por meio da parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos em 2020, a Faísca promoveu uma variedade de atividades, com referências mundiais da risografia.

Países Baixos

Em 2020, por meio da parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Faísca recebeu algumas das referências mundiais na risografia, assim como participantes de outras áreas, como o cinema.

Convidados:

  • Astrid Florentinus, Jan Dirk de Wilde e Joyce Guley, do Knust (Nimega), grupo pioneiro no uso da risografia para fins criativos e mestre na impressão por estêncil;
  • Jo Frenken, organizador do Magical Riso e coordenador do Laboratório de Impressão e Publicação da Jan van Eyck Academie (Maastricht);
  • Ivana Smudja, que vive e trabalha em Nimega, diretora do filme “Knust – os pioneiros da Risografia”;
  • Ellen Kocken (Nimega), produtora do documentário e fundadora da agência de filmes Dziga;
  • Miek Zwamborn, artista neerlandesa atualmente residente na Ilha de Mull, Escócia.

Atividades:

  • Entrevista com Knust;
  • Entrevista com Jo Frenken;
  • Estreia nacional do documentário “Knust – os pioneiros da Risografia”;
  • Transmissão ao vivo, da sede do Knust, de entrevista com Ivana Smudja e Ellen Kocken, com um passeio virtual com Joyce Guley pelo prédio da Extrapool;
  • Debate “Livros de artista em risografia: Conexão Brasil-Holanda;
  • Processo colaborativo entre Knust, Prumo e Faísca: Ko Zine “Fúria”, de Bruno Rios e Matheus Ferreira (Prumo), um trabalho artístico baseado na identidade visual que a dupla criou para a Faísca, impresso e publicado pelo Knust;
  • Vídeo-ateliê sobre o processo do “Fúria”;
  • Transmissão ao vivo do Magical Riso com tradução simultânea em português: o principal evento do mundo voltado para a risoarte, realizado de maneira virtual de 1º a 4 de dezembro – organizado por Jo Frenken e pela Jan van Eyck Academie –, teve a participação de mestres da risografia e de artistas de várias partes do planeta, entre eles as neerlandesas Miek Zwamborn, Sigrid Calon e Margriet Thissen, especialista em serigrafia do Laboratório de Impressão e Publicação da Jan van Eyck Academie.
  • Entrevista Centum Nec Plura: a curiosidade que nos conecta, com Jo Frenken & Miek Zwamborn.

Outras informações na aba de programação.

germany

Alemanha

Por meio do Apoio Institucional do Goethe-Institut, várias atividades representaram a Alemanha na Faísca Festival Internacional de Risografia (2020-2021).

Alemanha

Por meio do apoio do Goethe-Institut, que promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional, a Faísca Festival Internacional de Risografia (2020-2021) recebeu vários convidados alemães ou sediados no país:

  • Die Brueder Publishing/Lucky Punch Press – Malte Brenneisen

Participação na série Estúdios, com visita Die Brueder Publishing e entrevista com Malte Brenneisen.

  • Vetro Editions – Luca Bendandi

Participação em entrevista sobre a Vetro e no debate Edição e Publicação.

  • John Komourki

Participação em entrevista sobre a Vetro, criação e apresentação de video-ensaio sobre risografia e apresentação na série Estúdios com Die Brueder.

  • Nina Prader

Apresentação na série Estúdios com Die Brueder.

Outros detalhes na aba de programação.

 

france

França

Por meio do Apoio Institucional da Embaixada da França à 24ª edição da Faísca, o festival realizou uma entrevista e transmissões com convidados franceses.

França

O apoio institucional da Embaixada da França à 24ª edição da Faísca, por meio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de Minas Gerais, possibilitou que a Faísca realizasse uma entrevista em francês com legendas em português, além de ter transmitido, em português, a edição 2020 do Magical Riso, evento que teve a participação da editora e estúdio especializado em risografia Quintal Éditions, de Paris, França.

Outras informações na aba de programação.

colombia

Colômbia

Participação em entrevistas.

Colômbia

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos, como Eva Parra, da editora e estúdio especializado em risografia Calipso Press (Cali, Colômbia) e com Valeria Giraldo, da gráfica, editora e estúdio de design Relámpago (Bogotá, Colômbia).

Outras informações na aba de programação.

usa

Estados Unidos

Participação na série Estúdios e entrevista.

Estados Unidos

A Faísca recebeu, para uma de suas entrevistas em 2020, George Wietor, de Grand Rapids, Michigan, fundador da Issue Press, estúdio e editora especializada em risografia, e idealizador do portal colaborativo stencil.wiki. E para a Série Ateliês, um dos convidados no mesmo ano foi Travis Shaffer, nascido no sudoeste da Pensilvânia e hoje professor assistente na Universidade de Missouri, em Columbia. A Faísca transmitiu também, ao vivo com tradução simultânea em português, o Magical Riso, que contou com a participação da Endless Editions, de Nova York.

Outros detalhes na aba de programação.

ecuador

Equador

Participação em entrevista.

Equador

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos, como a Terminal Ediciones, de Quito, Equador.

Outras informações na aba de programação.

mexico

México

Participação em entrevista e transmissão.

México

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos como Oswaldo García, da editora mexicana Gold Rain, de Querétaro. A Faísca também transmitiu, em português, a edição 2020 do Magical Riso, que contou com a participação da Gato Negro Ediciones, da Cidade do México.

Outras informações na aba de programação.