Sobre a escolha de cores no Laboratório de Zines
Uma das partes mais legais de se produzir trabalhos em risografia é a possibilidade de selecionar e combinar as tintas para gerar novas tonalidades ou, até mesmo, outras cores. Neste texto, vamos falar sobre como foram feitas as escolhas entre a organização e participantes da primeira edição do Laboratório de Zines.
De acordo com o regulamento do programa, somos nós do Faísca Lab que determinamos quais tintas serão usadas nas publicações. Esse foi um dos pontos que conseguimos chegar para tornar o projeto mais acessível em relação aos investimentos que participantes devem fazer para integrar a iniciativa. Pensando em como seguir caminhos em conjunto com participantes, nossa proposta foi a seguinte:
Durante nosso encontro online da primeira edição do programa, pedimos que, junto com os arquivos de imposição de páginas, fosse enviada também uma simulação digital da publicação, usando duas das cores que temos disponíveis em nosso estoque. Assim, tentaríamos seguir as sugestões na hora da impressão.
Como não tivemos nenhum problema com tambores ao longo da etapa de replicação dos trabalhos, conseguimos seguir à risca o que nos foi indicado por artistas. As zines saíram assim:
- gel vidro porcelana nova york, por grijó – Cores: preto e rosa fluorescente
- Na Roça da Suécia, por Julia Nascimento – Cores: azul médio e rosa fluorescente
- Engodo, por Pio Piolho – Cores: preto e vermelho brilhante
- Peixe Fora D’Água, por Raqs – Cores: verde e rosa fluorescente
- Junkie, por Sem Cabeça – Cores: azul médio e verde
Para a segunda edição do programa, que está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro, queremos seguir os mesmos raciocínios para a seleção das cores, abrindo a possibilidade de que participantes possam sugerir o que desejam em suas obras, mas com abertura para mudanças caso algum fator externo nos impeça de mirar nas diretrizes enviadas.
E aí, já está preparando seu trabalho para integrar a segunda edição do Laboratório de Zines?
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário