O Festival

Faísca Festival Internacional de Risografia é um evento voltado para as publicações e para a arte impressa, para obras que não são comumente encontradas em grandes lojas ou livrarias, para a conexão entre artistas e público por meio do papel.

O foco são trabalhos como zines, livros de artista, cartazes e outros tipos de impressos realizados por artistas, publicadores independentes ou microeditoras, envolvidos ativamente em processos que vão desde a ideia, passando pela edição, pela impressão, pelo acabamento até a circulação. São características dessas obras a liberdade criativa e a experimentação.

Esta edição do evento que começou em 2020 é a estreia da Faísca como festival e como encontro virtual, convidando artistas, designers, impressores e editores de vários países, assim como outros agentes envolvidos na publicação autônoma, aquela que não é pautada por padrões de mercado, pela lógica da larga escala ou por diversos intermediários para sua materialização. 

Knust /Fúria - Prumo
Fúria (Prumo, Knust, Faísca)
Pupi Club
Ricardo Aleixo
a margem ; press
Ediciones el Fuerte
Mesa Mágica
Magical Riso em Português
Motivos para assistir ao Magical Riso
Knust & Prumo
Sérgio Fantini & Ricardo Aleixo
Fabio Zimbres
Jo Frenken, Amir Brito, Ricardo Portilho, Astrid Florentinus
Renan Costa Lima, Risotropical
Magical Octopus

A programação é composta por conversas e entrevistas, debates e palestras, oficinas, ateliês de impressão, por experimentações visuais e pelo lançamento de publicações impressas. O festival começou em setembro de 2020 e inaugurou sua loja online como encerramento do mesmo ano, estendendo suas atividades até os primeiros meses de 2021. A principal plataforma para acompanhar a programação é o canal de YouTube da Faísca.

No centro da proposta desta edição estão os processos criativos, considerando-se o registro no papel como parte desses percursos. 

Risotrip Print Shop Co.
Knust
Bruno Rios, erre erre, Matheus Ferreira
Ing Lee
marco sem s
Faísca Lab
Jo Frenken
Zaika dos Santos
Bárbara Macedo
Rodrigo CostaLima, Risotropical.For
Ivana Smudja & Ellen Kocken
Daniela Maura
a margem ; press & Phonte88
Desenho
a margem ; press

A risografia – com suas peculiaridades e possibilidades, a autonomia proporcionada por esse tipo de impressão e a potencialidade de suas limitações – é um disparador de trocas sobre percursos criativos da ideia à materialização, com a tinta no papel, de livros de artista, zines e outras produções gráficas.

Experiência Virtual

O festival estrearia em julho de 2020 como encontro presencial de três dias em Belo Horizonte. Com os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, a organização se deparou com o desafio de realizar o encontro de maneira segura para participantes, público e equipe, desenvolvendo esta edição como uma Experiência Virtual.

Risotrip
FIF-BH
Sérgio Fantini
Luca Bendandi (Vetro Editions) & John Komurki
Ricardo Portilho, Entrecampo
Zine life
Zine life
Design
Priscapaes
Estelle Flores, Selva Press
Igor Arume, Risotrip
Impressões sobre a cidade
Taís Koshino, Fuio
Risoarte no Brasil
Beto Galvão

 

⇒ Acesse convidados e programação aqui.