O Festival

Faísca Festival Internacional de Risografia é um evento voltado para as publicações independentes e para a arte impressa, para obras que não são comumente encontradas em grandes lojas ou livrarias, para a conexão entre artistas e público por meio do papel.

O foco são trabalhos como zines, livros de artista, cartazes e outros tipos de impressos realizados por artistas, publicadores independentes ou microeditoras, envolvidos ativamente em processos que vão desde a ideia, passando pela edição, pela impressão, pelo acabamento até a circulação. São características dessas obras a liberdade criativa e a experimentação.

Esta edição do evento que começou em 2020 é a estreia da Faísca como festival e como encontro virtual, convidando artistas, designers, impressores e editores de vários países, assim como outros agentes envolvidos na publicação autônoma, aquela que não é pautada por padrões de mercado, pela lógica da larga escala ou pela necessidade de diversos intermediários para sua materialização. 

Knust /Fúria - Prumo
Fúria (Prumo, Knust, Faísca)
Pupi Club
Ricardo Aleixo
a margem ; press
Ediciones el Fuerte
Mesa Mágica
Magical Riso em Português
Motivos para assistir ao Magical Riso
Knust & Prumo
Sérgio Fantini & Ricardo Aleixo
Fabio Zimbres
Jo Frenken, Amir Brito, Ricardo Portilho, Astrid Florentinus
Renan Costa Lima, Risotropical
Magical Octopus

A programação é composta por conversas e entrevistas, debates e palestras, oficinas, ateliês de impressão, por experimentações visuais e pelo lançamento de publicações impressas. O festival começou em setembro de 2020 e inaugurou sua loja online como encerramento do mesmo ano, estendendo suas atividades até 2021. A principal plataforma para acompanhar a programação é o canal de YouTube da Faísca.

No centro da proposta desta edição estão os processos criativos, considerando-se o registro no papel como parte desses percursos. 

Risotrip Print Shop Co.
Knust
Bruno Rios, erre erre, Matheus Ferreira
Ing Lee
marco sem s
Faísca Lab
Jo Frenken
Zaika dos Santos
Bárbara Macedo
Rodrigo CostaLima, Risotropical.For
Ivana Smudja & Ellen Kocken
Daniela Maura
a margem ; press & Phonte88
Desenho
a margem ; press

A risografia – com suas peculiaridades e possibilidades, a autonomia proporcionada por esse tipo de impressão e a potencialidade de suas limitações – é um disparador de trocas sobre percursos criativos da ideia à materialização, com a tinta no papel, de livros de artista, zines e outras produções gráficas.

Experiência Virtual

O festival estrearia em julho de 2020 como encontro presencial de três dias em Belo Horizonte. Com os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, a organização se deparou com o desafio de realizar o encontro de maneira segura para participantes, público e equipe, desenvolvendo esta edição como uma Experiência Virtual.

Risotrip's lecture
FIF-BH presentation
Sérgio Fantini
Luca Bendandi (Vetro Editions) & John Komurki
Ricardo Portilho, Entrecampo
"Zine life" workshop
"Zine life" workshop
Discussion on Design
Kids workshop by Priscapaes
Estelle Flores, Selva Press
Igor Arume, Risotrip
"Impressions on the city" debate
Taís Koshino, Fuio
"Riso Art in Brazil" Discussion
Beto Galvão

 

⇒ Acesse convidados e programação aqui.