Estúdio Faísca: Contribua para manter o canal de YouTube e receba publicações
Um canal de YouTube que tem como centro livros de artista, zines e outras obras do cenário da arte impressa: criado em 2020, o perfil Faísca Festival reúne tutoriais, palestras, entrevistas, videozines, oficinas, debates e outras apresentações. Para além da risografia, foco da primeira temporada da plataforma, o objetivo do ciclo 2023 é contemplar as publicações experimentais em seus mais variados aspectos, como técnicas de impressão, propostas, conteúdos e formatos. Para a manutenção do canal, atualmente sem patrocínio, você pode contribuir e receber em sua casa pacotes exclusivos do estúdio faísca lab.
Conheça a programação do Estúdio Faísca clicando aqui.
A Campanha
Ao se tornar um apoiador, você recebe lançamentos do faísca lab e ainda contribui para a circulação, divulgação e para o desenvolvimento do cenário das publicações experimentais.
Além do papel de artistas, editores, eventos, estúdios e gráficas, é fundamental a atuação da mídia especializada no assunto para a estruturação, manutenção e evolução do setor. A proposta do canal é, então, fortalecer esse ecossistema, por meio do desenvolvimento e da veiculação de conteúdo diretamente voltado para os zines e os livros de artista. Ao mesmo tempo em que a plataforma visa a ampliação de público e a inserção de novos artistas na área, o perfil de YouTube busca ampliar e atualizar os conhecimentos das pessoas que já atuam no mercado das artes gráficas, por meio de uma produção voltada para a especialização e reflexão sobre as possibilidades da experimentação nas publicações impressas.
Além de se configurar como um nicho muitas vezes restrito aos próprios agentes do setor, a produção artística das publicações em questão sofreu profundos impactos nos últimos anos, que vão do contexto político brasileiro à lógica de funcionamento dos algoritmos e das redes sociais, afetando os mecanismos de autodivulgação. Com isso, a proposta do canal Faísca Festival é ampliar o alcance e a própria produção de peças que dialogam diretamente com o público da área, assim como a ampliação dessa audiência. Contribuir para as bases de conhecimento e abrir as portas para novos autores, editores e outros agentes dessa cadeia são também objetivos do perfil de YouTube.
Este projeto foi desenvolvido para viabilizar as condições necessárias para a elaboração, produção, gravação e edição de vídeos, que vão de entrevistas a resenhas, de tutoriais a minidocs, de vídeozines a outras experimentações audiovisuais.
Como contribuir?
É fácil se tornar um apoiador: basta adquirir conjuntos de publicações do faísca lab pela loja virtual. É importante frisar que os pacotes já estão à venda: são publicações lançadas pelo estúdio, em estoque para pronta entrega. Dessa forma, os apoiadores não precisam esperar o término da arrecadação para receber os exemplares das obras que comprarem.
Os recursos viabilizados por meio das vendas, além de contribuir para o lançamento de novas publicações, funcionam como base para que o estúdio possa gerir e alimentar o canal. Os valores e prazos de envio das recompensas estão detalhados na loja online.
A arrecadação de cada mês será direcionada para as produções do mês seguinte e todas as pessoas que apoiarem o canal no período terão seus nomes na lista de agradecimentos de um dos vídeos lançados pelo canal.
Pacotes Especiais da Campanha
O Canal
Criada como um evento mensal de artes gráficas e realizada em 23 edições presenciais e, em sua 24ª, como festival virtual, a Faísca reúne a experiência ao longo dos últimos oito anos e os conhecimentos adquiridos com a produção de quase 80 vídeos entre 2020 e 2022 para propor a criação de mais conteúdo inédito.
O canal no YouTube surgiu em 2020 como parte da Experiência Virtual da Faísca Festival Internacional de Risografia. Ao longo daquele ano e dos seguintes foram desenvolvidos e publicados conteúdos variados, como tutoriais, entrevistas, palestras, debates, oficinas, ensaios, apresentações sobre estúdios de impressão, processos criativos, videozines, além da exibição de documentários e transmissão de outros eventos. Com mais de 50 convidados, de 10 países diferentes, a programação trouxe uma série de reflexões sobre os universos da risografia e das publicações de artista.
A Faísca é dirigida pela gestora cultural Helen Murta e pelo artista gráfico Jão. A iniciativa estreou em 2015, em Belo Horizonte, como a primeira feira mensal de arte impressa de Minas Gerais. Nesse formato, mais de 350 expositores diferentes participaram dos eventos. Em 2020, a Faísca foi realizada como Festival Internacional de Risografia. No mesmo ano, foram criados o Estúdio Faísca, voltado para a produção audiovisual, e o ateliê de publicações faísca lab.
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário