O Festival Traço completa uma década em 2024
O festival Traço – música e desenhos ao vivo convida bandas e desenhistas para se apresentarem juntos. Ao longo dos shows, artistas desenvolvem ilustrações, histórias em quadrinhos, colagens, pinturas e outras produções, que são projetadas em tempo real em telão montado no palco. A combinação entre sons, desenhos e projeções abre novas possibilidades para cada modalidade artística, resultando em performances inéditas. Apesar de iniciativas isoladas deste tipo serem encontradas na programação de diversos outros eventos, o formato de festival de música e desenhos ao vivo é um dos pioneiros no mundo.
Desde a estreia em agosto de 2014, o Traço já promoveu 27 apresentações inéditas, em quatro espaços diferentes da capital mineira, entre eles o Sesc Palladium, como festa oficial do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) 2015, e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), como parte da programação do Verão Arte Contemporânea (VAC) 2016. A edição de agosto do mesmo ano foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte na casa de shows A Autêntica.
Entre os artistas que desenharam no Traço estão mineiros como o quadrinista e ilustrador Marcelo Lelis, o cartunista Evandro Alves e a grafiteira Criola, e convidados de outras partes do país como o ilustrador e grafiteiro Shiko (PB), os quadrinistas Rafael Coutinho (SP), André Dahmer (RJ) e Lovelove6 (DF). Karina Buhr (PE), que desenvolveu sua carreira como cantora e compositora, é também artista gráfica, e produziu desenhos ao vivo no palco pela primeira vez ao participar do festival. Já entre as bandas que passaram pela programação estão representantes locais como Iconili, Sara Não tem Nome e Di Souza, assim como os grupos paulistas Curumin e Rafael Castro, e o curitibano O Lendário Chucrobillyman.
Em 2024, para celebrar uma década desde a estreia do festival, a proposta é realizar uma série de ações comemorativas. A primeira delas é no dia 20 de janeiro, na segunda edição da Festa de Publicações do faísca lab, com performances inéditas e novas ideias em torno do evento.
Mais informações em breve.
Fotos por Luiz Carlos Oliveira Ferreira e Luiza Palhares
Serviço
Festa de Publicações do faísca lab: segunda edição
20 de janeiro de 2024
Das 16h às 22h
Rua Doutor Júlio Otaviano Ferreira, em frente ao número 421
Cidade Nova, Belo Horizonte/MG
Acesso gratuito
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário