Laboratório de Zines: 25ª Faísca
RESULTADO
Recebemos 69 propostas de publicações, com variadas linguagens e conceitos. A seleção, apesar de desafiadora, nos deixou bastante animados com o panorama de produções apresentadas e com o que está por vir nessa pré-temporada da FAÍSCA.
O resultado contempla 3 trabalhos por grupo das ações afirmativas abrangidas pelo edital (para mulheres, pessoas negras, trans, indígenas), totalizando 12 participantes, que criam publicações inéditas em risografia para lançamento no evento.
Agradecemos a todas as pessoas que fizeram suas inscrições!
PROPOSTAS SELECIONADAS
- GIVVA (SP)
- Jey Duarte (MG)
- Lara Marques (MG)
- Lua Cacique (MG)
- maria julia ourique (MG)
- Pavuna Kid (BA)
- Pio Piolho (RJ)
- Rachel Rego (RJ)
- rosinha disgrassa (MG)
- Tainha (DF)
- tekacollage (MG)
- Thanis Parajara (RJ)
REGULAMENTO
O Laboratório de Zines é um programa criativo idealizado pelo faísca.lab para publicar obras em risografia de maneira acessível para artistas. A iniciativa já teve três edições realizadas desde 2022 e, por meio delas, lançou 18 trabalhos, que apresentaram uma variedade de linguagens, propostas e experimentações.
Enquanto, antes, o programa oferecia bolsas somente para pessoas trans, nesta edição inédita, que integra a pré-temporada da 25ª Faísca, as inscrições são totalmente gratuitas e esta ação é voltada exclusivamente por vagas afirmativas para quatro grupos:
- mulheres
- pessoas negras
- pessoas trans
- pessoas indígenas
O edital é para artistas que tenham 18 anos ou mais, completos até a data de encerramento do período de inscrições, que se encerra em 28 de junho de 2024.
COMO SÃO ESSAS ZINES?
Cada participante do programa cria uma publicação, que será impressa e finalizada no ateliê gráfico faísca.lab. Os trabalhos serão realizados conforme as especificações abaixo:
- Duas cores*
- 18cm X 18cm (quadrado)
- 20 páginas (incluindo a capa e a quarta capa, assim como seus respectivos versos)
- Encadernação em grampo
*O faísca.lab possui as seguintes tintas: amarelo, azul médio, preto, rosa fluorescente, verde e vermelho brilhante. No formulário de inscrição, você deve indicar quais pretende usar em caso de seleção, mas a organização do faísca.lab se reserva ao direito de realizar alterações, conforme a disponibilidade dos insumos e equipamentos de impressão.
Informações específicas
Exigências pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (LMIC-BH) e Ministério da Justiça
Em um ponto de destaque no miolo, deve constar, de maneira legível, a seguinte frase:
Esta publicação foi realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Projeto IF 1279/202.
Chancelas, linhas de marcas e demais informações do projeto devem ocupar toda a área da quarta capa das zines, aplicação que será submetida à aprovação pela Secretaria Municipal de Cultura de BH.
No momento da inscrição você deve incluir a classificação indicativa da obra.
COMO FUNCIONA?
REQUISITOS PARA PARTICIPAR
Possuir experiência e ter acesso a, pelo menos, um dos seguintes softwares:
- Indesign
- Photoshop
- Illustrator
O edital é voltado para a publicação de obras inéditas, ou seja, que não tenham sido reproduzidas em outros meios, sejam eles físicos ou digitais.
DIREITOS AUTORAIS
No ato da inscrição, cada pessoa que submeter sua proposta deverá atestar que é responsável pelos direitos autorais das obras, não sendo permitido o uso de trabalhos de terceiros sem a devida anuência.
USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Em qualquer campo da arte, esta é uma reflexão importante, que ainda está em andamento. A questão aqui está centrada em não utilizar indevidamente a propriedade intelectual de terceiros. Caso pretenda empregar inteligência artificial em algum ponto de sua zine, é necessário que descreva em detalhes, no campo Observações, como será realizado esse processo e o que a(s) ferramenta(s) agrega(m) ao resultado desejado.
REUNIÕES ONLINE
Artistas que tenham suas propostas selecionadas por meio deste edital participam de dois encontros online para trocar ideias e tirar dúvidas específicas sobre o desenvolvimento das publicações. Então, antes de se inscrever, certifique-se de que você tenha disponibilidade nas datas e horários fixados.
Datas e descrição de atividades:
- 10 de julho (das 19h às 21h): apresentações
Neste encontro, artistas falam sobre suas ideias para as zines e a conversa segue para uma exposição sobre modos de preparo de imagens para risografia usando o Photoshop: separação e tratamento de cores para obter melhores resultados na impressão.
- 17 de julho (das 19h às 21h): fechamentos
O segundo encontro é voltado para a finalização de arquivos, para como fazer as imposições de páginas e a exportação dos documentos para impressão.
PRAZO DE ENTREGA DO ARQUIVO DIGITAL DA ZINE
Os arquivos das publicações finalizadas devem ser enviados por email para faisca@editorapulo.com.br até o dia 21 de julho de 2024. O descumprimento do prazo pode acarretar em desclassificação.
LANÇAMENTO
As publicações serão entregues para artistas na Faísca Festival de Publicações Experimentais, que ocupa a Funarte-MG, em Belo Horizonte, entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024. Um espaço coletivo destinado ao programa faz parte do mapa do evento e participantes do Laboratório de Zines poderão vender seus exemplares no local* durante os dias do encontro.
*Caso queira integrar a Feira de Publicações com outros trabalhos que pretenda expor, além da zine criada durante o programa, é necessário submeter a inscrição para concorrer a uma das vagas pela convocatória específica.
A Faísca Festival de Publicações Experimentais, o faísca.lab e a Editora Pulo não são responsáveis por eventuais gastos de deslocamento, hospedagem, alimentação ou por quaisquer outros custos para a participação de integrantes do Laboratório de Zines no evento.
Se a pessoa selecionada não puder participar do festival, seus exemplares serão enviados pelos Correios entre os dias 1º e 31 de outubro de 2024.
DISTRIBUIÇÃO DA TIRAGEM DE 80 CÓPIAS
- 40 exemplares: artista
- 30 exemplares: faísca.lab
- 10 exemplares: patrocinadores, parceiros e demais financiadores do projeto
Cada artista poderá vender os exemplares de sua zine pelo valor de R$30,00.
As cópias destinadas ao faísca.lab serão comercializadas no festival somente como coleções fechadas, ou seja, packs com todas as 12 obras desta edição do Laboratório de Zines, pelo valor total de R$250,00. A exceção é em caso de não participação no evento de alguma das pessoas que integram o programa, situação em que exemplares avulsos podem ser comercializados pelo espaço do faísca.lab.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Análise de portfólio por meio de links enviados por este formulário (lembre-se de deixar todas as urls abertas e públicas para que possamos acessá-las). O material não será analisado se estiver protegido por senha, por exemplo.
- Apresentação do projeto: serão avaliadas suficiência, objetividade e inteligibilidade das informações submetidas pelo formulário.
- Originalidade: seguindo o foco do festival, que são publicações experimentais, o objetivo é lançar trabalhos que fujam de padrões e apresentem singularidades em seu conteúdo.
- Linguagens: este é um edital para a produção e o lançamento de publicações de Artes Visuais, usando tanto linguagens abarcadas por este campo como de setores afins. São exemplos: desenho, fotografia, quadrinhos, design gráfico, colagem, poesia visual etc.
- São 12 vagas no total, sendo 3 delas para cada um dos grupos focados pelas ações afirmativas, exceto em caso de não haver inscrições suficientes de um determinado público, reservando-se o faísca.lab ao direito de remanejar as vagas remanescentes para outros escopos do edital.
- Serão priorizadas inscrições de pessoas que estejam dispostas a participar do festival para lançar seus trabalhos no evento.
- Quantidade de seguidores em redes sociais NÃO é um critério de avaliação para nós: queremos analisar os trabalhos e não os números ou alcance.
- Não são permitidos trabalhos que possuam qualquer tipo de discurso de ódio. O projeto está submetido à legislação e dispositivos atualizados que regem os editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e o Edital Funarte Aberta.
Serão respondidas as dúvidas enviadas até 48h antes do encerramento da chamada, somente pelo e-mail faisca@editorapulo.com.br.
Este projeto é realizado pela Editora Pulo e pelo faísca.lab com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do patrocínio da Blip. A Faísca Festival de Publicações Experimentais conta com parceria da rede diplomática dos Países Baixos no Brasil e com apoios de Funarte MG, Ministério da Cultura e Governo Federal.