Edital Publicações Experimentais: 25ª FAÍSCA
REGULAMENTO
O edital de Criação de Publicações Experimentais é uma ação da 25ª Faísca. O objetivo é selecionar três propostas de livros de artista para serem produzidos na pré-temporada e lançados no Festival de Publicações Experimentais, que ocupa a Funarte MG, em Belo Horizonte, de 20 e 22 de setembro de 2024. A curadoria é do artista, professor e pesquisador Amir Brito Cadôr.
A proposta da organização da Faísca junto ao curador visa a experimentação por meio do xerox, processo escolhido para a replicação de todas as obras, que serão selecionadas conforme as diretrizes deste edital. O prazo para inscrições vai até 10 de julho, às 23h59 BRT.
Serão respondidas, pelo e-mail faisca@editorapulo.com.br, as dúvidas enviadas até 48h antes do fechamento do prazo.
Especificações técnicas
Os livros de artista devem seguir as linhas de criação abaixo:
- Replicação em xerox
- Mínimo de 20 páginas
- Tiragem mínima de 50 exemplares
Dentro dessas características, artistas podem guiar seus processos de experimentação por diferentes modalidades, como:
- Definição de formatos
- Escolha de papéis
(cores, texturas e gramaturas) - Modos de encadernação
- Uso de cortes e dobras
- Uso criativo da ferramenta de impressão
Além disso, os próprios livros de artista são formas de investigação sobre publicações e processos criativos. Linguagens como fotografia, desenho, artes gráficas, quadrinhos e poesia visual podem ser utilizadas para a elaboração das obras, assim como outras disciplinas das Artes Visuais.
Tendo como base a impressão em xerox, este edital também abrange intervenções artesanais posteriores (ex: uso, em cada exemplar, de desenhos, carimbos e outros).
Produção
Este edital é voltado para o custeio da produção das obras. Artistas que tiverem suas propostas selecionadas são responsáveis pela elaboração do projeto e pela execução da obra. À Faísca, após a seleção, é atribuída somente a função de realizar, diretamente, os pagamentos para fornecedores/prestadores de serviços necessários para a viabilização das publicações, a serem indicados por cada artista. Cada um desses contratados será pago mediante emissão de nota fiscal, conforme especificações e legislação dispostas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Critérios de análise
Não é necessário o envio da obra finalizada para a inscrição neste edital, apenas o conceito inicial pensado para ela. A seleção será feita por meio de análise da proposta e do portfólio artístico, que deve ter, no máximo, 10 páginas, em PDF, tendo como guia o formato A4. É importante ressaltar que o livro de artista deve ser inédito, não sendo permitidas reedições ou aproveitamento de obras já publicadas anteriormente, seja em formato físico ou digital.
Como funciona
As propostas selecionadas terão os recursos para produção das obras viabilizados pela Faísca. Este edital, então, não abarca cachê pela criação, mas o pagamento, diretamente para os fornecedores/prestadores de serviço indicados por cada autor, para papel, impressão e acabamento dos livros de artista, a serem lançados e comercializados no festival.
O valor é fixado no total de R$3.000,00 (três mil reais) para cada publicação, podendo cobrir, exclusivamente:
- Papel
- Impressão
- Acabamento
Encontros online
Estão previstos, por este regulamento, uma reunião online coletiva com a presença virtual do curador Amir Brito Cadôr e um encontro virtual com cada participante. O objetivo da primeira conversa é a apresentação das propostas de livros de artista e discussões sobre possibilidades dentro do escopo dos projetos. Esta marcação e os dados de acesso serão enviados por e-mail. Conforme disponibilidades de cada parte, será agendado o encontro online individual, para o fechamento do projeto e início da etapa de execução, a ser acompanhada pela organização, a partir daí, por e-mail.
Prazo de realização
Contemplados, anteriormente à participação na programação, se comprometem a postar, por SEDEX até 29 de agosto de 2024, a tiragem integral dos exemplares do livro de artista para o endereço do faísca.lab, junto com Aviso de Recebimento. Este é um mecanismo de garantia para o festival de que as obras serão lançadas no evento, não havendo possibilidade de mudança em relação ao estabelecido.
Distribuição
É vedada a distribuição, doação ou comercialização dos exemplares antes da noite de abertura da Faísca Festival de Publicações Experimentais, no dia 20 de setembro de 2024, às 18h, na Funarte MG, em Belo Horizonte.
Contrapartidas
- 40% da tiragem fica com a Faísca (para doação para patrocinadores, parceiros e divulgação, assim como para comercialização, posterior ao evento, dos exemplares restantes) e a outra parcela dos exemplares será entregue para artistas no evento, para que possam comercializá-los no festival e depois do encontro;
- Participação em um debate na programação sobre a atividade.
Espaço no evento
A Faísca disponibilizará um espaço especial no Festival de Publicações Experimentais para a comercialização das obras e outros trabalhos de integrantes que tiverem suas propostas selecionadas por este edital. Artistas contemplados, portanto, devem participar do festival.
Outras informações
Considerados pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte como “produtos culturais” resultantes do projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH, a legislação prevê a inserção de marcas do projeto nos/junto aos exemplares.
Nossa ideia, para não gerar interferências externas diretamente nas obras, é que cada exemplar seja acompanhado por um pequeno livreto-catálogo, com as informações sobre o conceito do edital, curadoria, sobre cada artista e peça, com essas respectivas aplicações (frase de apresentação na capa e marcas na quarta capa do minicatálogo). É importante frisar, no entanto, que isso precisa passar por submissão e aprovação do órgão municipal em relação à referida inserção, que, para livros tradicionais, por exemplo, é previsto que as aplicações sejam feitas no próprio conteúdo. Encontraremos, então, esta solução juntos, informação de que cada inscrito se declara ciente e de acordo.
Não serão aceitos trabalhos que possuam qualquer tipo de preconceito ou discurso de ódio. O projeto está submetido à legislação e dispositivos atualizados que regem os editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e o Edital Funarte Aberta.
Boa inscrição!