Cobertura fotográfica da inauguração do ateliê faísca lab
Microeditora e ateliê de Riso, o faísca lab — uma desdobramento da Faísca Festival — publica zines, livros de artista e outras obras. Criado como selo em 2020, abriu suas portas também como espaço cultural no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte. O evento de inauguração foi no dia 21 de abril de 2023, com acesso gratuito. A programação incluiu feira de arte impressa, lançamentos da série Laboratório de Publicações Experimentais, exposição de cartazes, exibição de vídeos, bate-papo sobre feiras e uma performance de produção em risografia ao vivo. O faísca lab é dirigido pela gestora cultural Helen Murta e pelo artista gráfico Jão.
Laboratório
Coordenada pelo artista gráfico Jão, a primeira edição do Laboratório de Publicações Experimentais abrangeu processos de criação, impressão, acabamento e lançamento de obras que trabalham linguagens diversas, como fotografia, design, colagem e desenho. Depois de um ateliê que recebeu os convidados pelo programa, as obras resultantes foram ir, da artista visual e fotógrafa Luiza Palhares; clap clap, dos artistas visuais Bruno Rios e Matheus Ferreira, criadores da plataforma editorial Prumo; “Matéria Instável”, de Circe Clingert e Thyana Hacla, que coordenam o projeto de experimentação gráfica Phonte88; RISO E O REGISTRO, do poeta, designer e editor Preto Matheus, cocriador da SQN Biblioteca. Como derivação de RISO E O REGISTRO, o evento incluiu a impressão ao vivo de cartazes com uma das ilustrações da publicação. O ateliê faísca lab também lançou um zine que teve distribuição gratuita no evento.
Exposição de Cartazes
A mostra de cartazes da Faísca Festival incluiu oito obras, entre trabalhos individuais e coletivos selecionados por meio de edital para impressão em Riso: Ana Paula Garcia (MG), Coletiva Negráfrica (com integrantes de MG e RJ), erre erre (MG), Folivora (SP), Ina Gouveia (MG), Jon Melo (AL), Juliana Gontijo (MG) e Natf (RJ).
Bate-papo sobre feiras em BH
Helen Murta conversou sobre feiras de publicações e artes gráficas com Amir Brito Cadôr, João Perdigão e PDR Valentim.
O festival de artes gráficas organizado por PDR em parceria com o artista Martokos estabeleceu uma parceria com o faísca lab para a impressão do material de divulgação da edição 2023 do evento, assim como para atividades da programação, que acontece de 16 a 18 de julho na Funarte, em Belo Horizonte. Saiba mais sobre o NUH! aqui.
Feira de zines, livros de artista e cartazes
A feira realizada no evento contou com a participação dos expositores: A Zica, Cajuí ateliê, de merda, Edições Andante, EME, erre erre, faísca lab, ítalo carajá, Phonte88, Prumo, Sérgio Fantini e SQN Biblioteca.
A inauguração do faísca lab teve ações sos projetos 1173/2017 e 1230/2017, realizados com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Fotos enviadas por participantes da programação e por visitantes:
Lançamento do zine EXIT DOOR, por EME
Registros por Régis Luiz
Registros por Jão
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário