Cores na risografia
Os duplicadores digitais que os estúdios de risografia usam trabalham com a impressão monocromática. Para cada cor, temos um tambor, que é envolto em um máster referente ao que se quer registrar com aquela tinta. Se com o Xerox você conseguiria fazer um zine só com preto, com a Riso você pode fazer uma publicação só com rosa fluorescente, só com azul médio, só com vermelho brilhante etc.
Outro aspecto legal da risografia são essas cores próprias da marca. Uma tinta já é rosa fluorescente, então você não precisa usar misturas ou efeitos para obter essa cor. Além dessas possibilidades do registro de cores específicas, a transparência de cada uma das tintas permite que sobreposições gerem novas cores: combinando rosa flúor e amarelo, por exemplo, você pode chegar a um laranja fluorescente; o azul médio pode ser usado com o vermelho brilhante para obtenção de roxo; já o amarelo com o azul médio pode resultar em verde.
Atenção: como cada cor na Riso é transferida para o papel por um tambor de tinta diferente, há deslocamentos entre camadas, então a opção por combinações de tintas não é adequada para fontes ou detalhes muito pequenos, como traços finos, que podem ficar ilegíveis. Aconselhamos usar essa alternativa para blocos maiores ou mais grossos.
Caso tenha interesse em experimentar o processo, o faísca lab está com a promoção GRÁFICA ABERTA no ar, que garante descontos especiais para a produção de publicações. Faça sua reserva aqui.
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário