Festa de publicações do faísca lab promove experimentações visuais na Cidade Nova
Encontro celebra as artes gráficas e os 10 anos do festival Traço – música e desenhos ao vivo
Buscando novas formas de conexão com as pessoas que fazem e as que se interessam por zines, livros de artista e arte impressa, a segunda edição da Festa de publicações do faísca lab ocupa a rua em frente ao ateliê e espaço cultural que nomeia o encontro. Em parceria com artistas e microeditoras, a programação inclui feira, video mapping, impressão ao vivo, lançamentos de zines, praça de alimentação e espaço das crianças, além da abertura das comemorações de uma década desde a estreia do Traço – música e desenhos ao vivo, com duas apresentações inéditas. O evento é sábado, 20 de janeiro, das 16h às 22h, na rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, no bairro Cidade Nova, com acesso gratuito. A Festa é no trecho da via em frente ao número 421, sede do faísca lab.
Carro-chefe da programação, a feira de arte impressa dura ao longo de todo o evento, reunindo 27 projetos participantes, entre artistas, designers, escritores, fotógrafos e microeditoras dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. A feira inclui o lançamento de 9 zines de diferentes autores, impressos pelo faísca lab, além de apresentar uma diversidade de publicações e cartazes.
Entre os convidados da Festa está o videoartista, designer e arquiteto tttttuto, responsável por uma instalação de video mapping na fachada do prédio que abriga o faísca lab, além de lançar duas obras impressas na festa. A integração entre música e artes visuais está representada na programação com duas apresentações inéditas do Traço – música e desenhos ao vivo, criadas para abrir as comemorações de 10 anos desde a criação do projeto. A primeira reúne o show de Matéria Prima com Cizco DJ à performance do quadrinista, editor e pesquisador Ciço C, que cria desenhos na hora, projetados em telão. A segunda sessão combina a apresentação ao vivo do artista visual erre erre, criador da fera miúda ediç~es, ao show de estreia da Banda da Casa, iniciativa experimental de Miguel Javaral e Preto Matheus, que estarão acompanhados, no Traço, do percussionista Carlos Felipe.
As primeiras pessoas que chegarem na Festa serão contempladas pela distribuição gratuita do cartaz Cidade Nova, obra que conta com o mapa do bairro ilustrado pelo quadrinista Jão, também responsável pelo design e pela impressão em Riso da peça, com tiragem limitada de 50 exemplares. Jão também apresenta, no evento, a exposição individual A Dimensão Gráfica, que revela seus processos como artista-impressor.
Festa de publicações do faísca lab
20 de janeiro, sábado, das 16h às 22h, evento na rua.
Local: R. Doutor Júlio Otaviano Ferreira, em frente ao número 421, Cidade Nova, Belo Horizonte.
Acesso gratuito e classificação livre. Praça de Alimentação e Espaço das Crianças ao longo de todo o evento.
Outras informações você encontra no Instagram do faísca lab.
Chamada para a Festa de Publicações do faísca lab – Trilha: Derrubando a mobília por Banda da Casa / Design: Jão / Montagem: Fábio Gruppi
PROGRAMAÇÃO (horários):
16h – Início do evento:
- Distribuição gratuita do cartaz Cidade Nova, de Jão (lançamento, tiragem de 50 exemplares)
16h às 22h (ao longo de todo o evento):
- Feira de publicações e arte impressa com 27 expositores (de MG, DF, MS, RJ, SP e RS)
- Lançamentos de nove publicações do programa GRÁFICA ABERTA
- Exposição A Dimensão Gráfica, por Jão
19h:
- Video mapping por tttttuto
19h30:
- Traço – música e desenhos ao vivo | apresentação 1
show de Matéria Prima e Cizco DJ + desenhos ao vivo por Ciço C
20h30:
- Traço – música e desenhos ao vivo | apresentação 2
show da Banda da Casa + desenhos ao vivo por erre erre
22h: Encerramento
Lista de Expositores da feira de publicações e arte impressa
- Alecrim Edições (MG)
- Alice Porto (RS): com lançamento como parte da GRÁFICA ABERTA
- Ana Paula Côrtes (MG)
- Às Traças (SP)
- beebs (SP)
- Bianca Perdigão (MG): com lançamento da GRÁFICA ABERTA
- Brida Abajur (DF) / Pio Piolho (RJ)
- coletivo gratuito (MG): com lançamento da GRÁFICA ABERTA
- Daniel Bretas (MG)
- Dois na Foto (MG)
- Dudu Azevedo (MS): com lançamento da GRÁFICA ABERTA
- Eme (MG): com dois lançamentos da GRÁFICA ABERTA
- Epeja CEFET-MG (MG)
- Estranha Dupla (MG)
- Estúdio Leoa (RJ): com lançamento da GRÁFICA ABERTA
- faísca lab (MG)
- fera miúda ediç~es (MG)
- Impressões de Minas (MG)
- Jo Gama (MG): com lançamento da GRÁFICA ABERTA
- Kah.co (MG)
- LIRA (MG)
- Marizilla (DF)
- Memoro Atelier (MG)
- RASGARETINA (MG)
- Sqn Biblioteca (MG)
- Suco de Garoto (MG)
- tttttuto (MG)
Histórico da Editora Pulo
A curadoria e a produção da Festa de Publicações são da Editora Pulo – mantenedora do faísca lab e realizadora do Traço, formada pela produtora cultural Helen Murta e pelo artista gráfico Jão –, que comemora uma década de realizações. O projeto de estreia do empreendimento foi o festival Traço – música e desenhos ao vivo, criado pela dupla de editores em parceria com a jornalista e produtora cultural Tetê Procópio, que foi também integrante da Pulo ao longo de 2014, quando o trio realizou duas edições do festival. Desde a estreia do Traço, foram promovidas 27 apresentações inéditas de músicos com desenhistas – ao longo dos shows, artistas visuais desenvolvem trabalhos ao vivo, projetados em telão – em vários espaços da capital mineira, como A Autêntica, Sesc Palladium e CCBB-BH.
No ano seguinte, estreou outro evento realizado pela Pulo: a Faísca – Mercado Gráfico, criada como feira mensal de publicações e arte impressa, e produzida nesse formato em 23 edições de 2015 a 2017. Entre os resultados alcançados pela Faísca nessa sua primeira etapa estão a inserção de mulheres e de novos agentes nas Artes Gráficas, o estímulo e a inspiração para o surgimento de novos eventos do gênero e a geração de renda, de maneira contínua, para profissionais autônomos das áreas artística e editorial. Participaram da programação, no período, mais de 350 expositores, representantes principalmente da produção local, além de feirantes de outros estados e países.
A iniciativa se transformou em festival em 2020, com a realização da 24ª edição, que promoveu uma programação com mais de 50 convidados de 10 países. Para o próximo evento, nomeado Faísca Festival de Publicações Experimentais e aprovado pelo edital 2022 da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, a Editora Pulo está em busca da captação de recursos para o projeto por meio de Incentivo Fiscal.
Além do Traço e da Faísca, Helen Murta e Jão são responsáveis pela edição e publicação de obras impressas de artes gráficas e da literatura, pela produção e curadoria de exposições e eventos de Artes Visuais, assim como por outras iniciativas culturais, nas áreas de audiovisual e música. Em 2020, criaram o canal de YouTube Estúdio Faísca (@faiscafestival), plataforma que reúne mais de 80 horas de programação, em 4 línguas, com convidados como artistas gráficos, designers, editores, pesquisadores, impressores e estúdios.
Também desde 2020, a Pulo é mantenedora do selo de publicações faísca lab, que, no ano seguinte, ampliou seu escopo para funcionar também como um ateliê de risografia, e, em 2023, abriu suas portas como espaço cultural. O catálogo do faísca lab é composto por zines, livros de artista e outros impressos, além de experimentações visuais como videozines. O estúdio promove programas criativos voltados para artistas, como Laboratório de Zines, Laboratório de Publicações Experimentais e GRÁFICA ABERTA.
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário