Começa como um livro
A magnitude do trabalho de Jo Frenken foi destaque em Começa como um livro, exposição que se concretizou como panorama, inédito no Brasil, de sua obra: um coeso trabalho conceitual, fruto de décadas de prática nas Artes Visuais, de experimentação e de um amplo conhecimento do artista em outros campos, como o design e os processos de impressão.
Como expressar que as publicações experimentais são as que quebram barreiras em diversos aspectos, ultrapassando a distância física entre Países Baixos e Brasil, para apresentar cada peça pensada e produzida, do início ao fim, por Jo Frenken como obra de arte na forma de livro?
A curadoria, por Helen Murta e Jão, partiu de pesquisas realizadas desde 2020 com a 24ª edição da Faísca. Para a expografia, os conceitos e resultados visuais de cada título foram bases para as seções pelas quais os livros foram organizados. Considerando outras formas de abordar as publicações, estudamos o Galpão 3, coração da Funarte MG, para receber obra e público em um local projetado para as artes cênicas.
Registramos os livros de artista em vídeos – exibidos em televisores que acompanharam as respectivas mesas – separados conforme as séries, montadas por data de publicação, com o passar de cada uma das páginas também em ordem. A sexta peça audiovisual, projetada no ciclorama do espaço, foi composta por detalhes dos títulos, estes montados aleatoriamente (assim como Jo Frenken, que combina o planejamento ao randômico).
A partir do convite da Faísca, quem nomeou a exposição foi o próprio artista, já que o livro é sempre o ponto de partida e a tradução espacial o de chegada. Para nós, Começou como um livro e se transformou num templo de publicações experimentais.
Curadoria e expografia: Helen Murta e Jão
Montagem: Helen Murta e Tairine Pena
Gravação e montagem de vídeos: Fabio Gruppi
Transmissão com Jo Frenken: tradução simultânea por Mônica Pires e trabalhos técnicos por Macs Junior
Agradecimentos pelas mesas-vitrine: Marconi Drummond, Maurício Meirelles, Micrópolis e Academia Mineira de Letras
Fotos: @luizhim @eduardosellos @donald_carlosh @animovideos
Projeto realizado pela Editora Pulo com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, nº 1279/2022, patrocínio da Blip, parceria da rede diplomática dos Países Baixos no Brasil – que viabilizou a exposição – e apoios de Funarte-MG, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.
*Os comentários são moderados pela equipe da Faísca
0 comentário