Uma Certa Bandeira
Pessoas envoltas em Uma certa bandeira, armas, negação da realidade, autocracia e medo. Neste zine, Daniela Maura constrói uma narrativa crítica sobre o período recente de um certo país, por meio do desenho, do corpo e das palavras. Uma referência fundamental para a obra foi o vídeo ‘Favela e o Caos Estatal – com Preto Zezé’, publicado pelo canal de YouTube Estúdio Fluxo.
A obra integra a Coleção Brasil e foi impressa em Riso, nas cores preto e rosa fluorescente, pelo Faísca Lab.
Abaixo um passo-a-passo sobre os processos de produção do trabalho.
Texto por Jão
Passo 1: Preparação de arquivos
Quando os convites para artistas foram realizados, apresentamos algumas diretrizes: cada autor deveria produzir 20 páginas de conteúdo para os zines (o restante seria ocupado por algumas informações padrão relacionadas ao festival), o formato final dos trabalhos seria de 10cm X 14cm, a imagem da capa e cada um deveria selecionar duas cores para a obra ser impressa. Desse modo, a artista Daniela Maura preparou sua publicação a partir de uma série de desenhos.
A entrega dos arquivos foi feita da seguinte maneira: um PDF colorido, mostrando como a autora gostaria que fosse o resultado; um PDF com a camada de preto; e, por fim, um PDF com a camada de rosa fluorescente. Os dois últimos deveriam ser exportados em escala de cinza, pois esta é a forma como a Risograph lê as informações para gerar as matrizes.
Após o recebimento das páginas, iniciamos o processo de diagramação do zine, incluindo a capa e as informações adicionais, como folha de rosto, expediente, colofão, minibio da artista e detalhes sobre o festival e sobre o selo de publicações. Ao término dessa etapa, submetemos o zine para a análise da Ascom da Prefeitura, que foi o quem nos garantiu os recursos para a realização do trabalho por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Esse procedimento é padrão para verificarem as aplicações de marcas e outros detalhes que são necessários nesse tipo de produção.
Com a aprovação dos arquivos, então, foi feita a imposição de páginas, que é um novo documento contendo as folhas abertas, do jeito que elas devem ser impressas na Risograph. No caso da Coleção Brasil, e, assim, de Uma Certa Bandeira, o formato final de 10cm X 14cm permite o encaixe de oito páginas em cada verso de um papel do tamanho A3. Como, ao todo, cada zine teria 32 páginas, os exemplares seriam compostos por duas folhas com dimensões de 29,7cm X 42,0cm. Neste ponto é hora de usar os arquivos em escala de cinza e devem ser gerados PDFs separados para cada cor. Também é o momento de acrescentar as marcas de registro, para facilitar na hora de imprimir em Riso, e também as linhas de corte e de dobra. Um detalhe que costumamos usar, além disso, são algumas informações que podem auxiliar na etapa de acabamento, principalmente porque esse processo seria terceirizado.
Passo 2: Impressão
Para a replicação física do zine optamos por usar o nosso primeiro duplicador Risograph, MZ790, pois ele permite que a impressão seja feita em duas cores ao mesmo tempo, poupando um esforço maior. O papel escolhido para todas as obras da Coleção Brasil foi o pólen bold 90g e a tiragem de cada publicação foi de 300 exemplares.
Como nossa máquina ainda estava precisando de vários reparos, do momento em que chegou até nós até a hora em que iniciamos Uma Certa Bandeira, já havíamos experimentado a Riso para a impressão de cartazes e de cartões, mas não para a realização de um zine ou livreto. Ou mesmo algo que demandasse a replicação em frente e verso. Portanto, este trabalho da Daniela Maura foi nossa primeira incursão no mundo da produção de publicações em Riso, algo que, desde sempre, foi nosso objetivo.
Como a artista já havia enviado os arquivos com as retículas dentro da própria imagem, não foi necessário fazer isso no momento de geração de másteres, priorizei o modo grain touch para fazer todas as lâminas. Também utilizei a regulagem máxima de tinta, pois gostaria que as cores saíssem bem vivas nas páginas.
Já os registros foram acertados em alguns momentos e noutros não, mas, como impressor, estava gostando dos resultados que via, até como uma forma de incorporar os erros.
Ao todo, o processo de impressão foi realizado em dois dias utilizando dez másteres e cerca de 800 folhas A3 de papel, incluindo testes etc.
Passo 3: Acabamento
Ao finalizar a impressão das folhas, juntamos tudo, embalamos e levamos na Impressões de Minas, aqui de Belo Horizonte, para o acabamento. Por conta da pandemia de Covid-19, não conseguimos registrar essa parte do processo em imagens ou com maiores detalhes.
Resultado
Realmente gostamos muito de como Uma Certa Bandeira ficou, além de termos um carinho especial por esse título por ser a primeira publicação que rodamos em nossos equipamentos.
Daniela Maura entendeu o desenho como processo fundamental quando começou a dar aulas. Professora, artista e pesquisadora livre desde 2002, ela se interessa por processos de criação artísticos, modos de aprender e ensinar. Suas narrativas abordam temas como o corpo e as relações. É autora do livro de artista “Manual de boas práticas” e do zine “Cadernos de estudo”. Daniela é graduada em Artes Visuais e Mestre em Artes pela Unicamp, mora e trabalha em Belo Horizonte há 12 anos.