Festival Internacional de Risografia

24ª edição (2020-2021)

Faísca Festival Internacional de Risografia é um evento voltado para as publicações independentes e para a arte impressa, para os processos criativos e de produção, para a conexão entre artistas e público por meio do papel.

O foco são trabalhos como zines, livros de artista e outros tipos de impressos realizados por artistas, publicadores independentes ou microeditoras, envolvidos ativamente em processos que vão desde a ideia, passando pela edição, pela impressão, pelo acabamento até a circulação. São características dessas obras a liberdade criativa e a experimentação.

A edição do evento que começou em 2020 e teve seu encerramento em 2021 foi a estreia da Faísca como festival e a primeira feita como encontro virtual, convidando artistas, designers, impressores e editores de vários países, assim como outros agentes envolvidos na publicação autônoma, aquela que não é pautada por padrões de mercado, pela lógica da larga escala ou pela necessidade de diversos intermediários para sua materialização. 

Knust /Fúria - Prumo
Fúria (Prumo, Knust, Faísca)
Pupi Club
Ricardo Aleixo
a margem ; press
Ediciones el Fuerte
Mesa Mágica
Magical Riso em Português
Motivos para assistir ao Magical Riso
Knust & Prumo
Sérgio Fantini & Ricardo Aleixo
Fabio Zimbres
Jo Frenken, Amir Brito, Ricardo Portilho, Astrid Florentinus
Renan Costa Lima, Risotropical
Magical Octopus

A programação incluiu conversas e entrevistas, debates e palestras, oficinas, ateliês de impressão, experimentações visuais e lançamentos de publicações impressas. O festival começou em setembro de 2020 e inaugurou sua loja online no mesmo ano. A principal plataforma para acessar as atividades do evento é o canal de YouTube da Faísca.

No centro da proposta da 24ª edição estão os processos criativos, considerando-se o registro no papel como parte desses percursos. 

Risotrip Print Shop Co.
Knust
Bruno Rios, erre erre, Matheus Ferreira
Ing Lee
marco sem s
Faísca Lab
Jo Frenken
Zaika dos Santos
Bárbara Macedo
Rodrigo CostaLima, Risotropical.For
Ivana Smudja & Ellen Kocken
Daniela Maura
a margem ; press & Phonte88
Desenho
a margem ; press

A risografia – com suas peculiaridades e possibilidades, a autonomia proporcionada por esse tipo de impressão e a potencialidade de suas limitações – é um disparador de trocas sobre percursos artísticos da ideia à materialização – com a tinta no papel –, de livros de artista, zines e outras produções gráficas.

Experiência Virtual

O festival estrearia em julho de 2020 como encontro presencial de três dias em Belo Horizonte. Com os impactos gerados pela pandemia, a organização se deparou com o desafio de realizar o encontro de maneira segura para participantes, público e equipe, desenvolvendo a edição como uma Experiência Virtual.

Risotrip's lecture
FIF-BH presentation
Sérgio Fantini
Luca Bendandi (Vetro Editions) & John Komurki
Ricardo Portilho, Entrecampo
"Zine life" workshop
"Zine life" workshop
Discussion on Design
Kids workshop by Priscapaes
Estelle Flores, Selva Press
Igor Arume, Risotrip
"Impressions on the city" debate
Taís Koshino, Fuio
"Riso Art in Brazil" Discussion
Beto Galvão

Participantes >aqui<

 

PAÍSES

 

brazil

Brasil

País da Faísca. Participações brasileiras em entrevistas, debates, palestras, oficinas, experimentações visuais e impressas pelo faísca lab e na loja online do festival.

Brasil

A Faísca surgiu em junho de 2015 na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Para o Festival Internacional de Risografia, além de receber alguns dos principais estúdios e editoras brasileiros especializados na impressão em Riso, distribuídos por várias partes do país, a programação contou com artistas gráficos, designers, escritores e pesquisadores, para atividades como oficinas, palestras, debates, videozines, entrevistas, assim como para as publicações em vídeo e impressas do selo faísca lab e na loja online do festival.

Outras informações na aba de programação.

netherlands

Países Baixos

Por meio da parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos em 2020, a Faísca promoveu uma variedade de atividades, com referências mundiais da risografia.

Países Baixos

Em 2020, por meio da parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a Faísca recebeu algumas das referências mundiais na risografia, assim como participantes de outras áreas, como o cinema.

Convidados:

  • Astrid Florentinus, Jan Dirk de Wilde e Joyce Guley, do Knust (Nimega), grupo pioneiro no uso da risografia para fins criativos e mestre na impressão por estêncil;
  • Jo Frenken, organizador do Magical Riso e coordenador do Laboratório de Impressão e Publicação da Jan van Eyck Academie (Maastricht);
  • Ivana Smudja, que vive e trabalha em Nimega, diretora do filme “Knust – os pioneiros da Risografia”;
  • Ellen Kocken (Nimega), produtora do documentário e fundadora da agência de filmes Dziga;
  • Miek Zwamborn, artista neerlandesa atualmente residente na Ilha de Mull, Escócia.

Atividades:

  • Entrevista com Knust;
  • Entrevista com Jo Frenken;
  • Estreia nacional do documentário “Knust – os pioneiros da Risografia”;
  • Transmissão ao vivo, da sede do Knust, de entrevista com Ivana Smudja e Ellen Kocken, com um passeio virtual com Joyce Guley pelo prédio da Extrapool;
  • Debate “Livros de artista em risografia: Conexão Brasil-Holanda;
  • Processo colaborativo entre Knust, Prumo e Faísca: Ko Zine “Fúria”, de Bruno Rios e Matheus Ferreira (Prumo), um trabalho artístico baseado na identidade visual que a dupla criou para a Faísca, impresso e publicado pelo Knust;
  • Vídeo-ateliê sobre o processo do “Fúria”;
  • Transmissão ao vivo do Magical Riso com tradução simultânea em português: o principal evento do mundo voltado para a risoarte, realizado de maneira virtual de 1º a 4 de dezembro – organizado por Jo Frenken e pela Jan van Eyck Academie –, teve a participação de mestres da risografia e de artistas de várias partes do planeta, entre eles as neerlandesas Miek Zwamborn, Sigrid Calon e Margriet Thissen, especialista em serigrafia do Laboratório de Impressão e Publicação da Jan van Eyck Academie.
  • Entrevista Centum Nec Plura: a curiosidade que nos conecta, com Jo Frenken & Miek Zwamborn.

Outras informações na aba de programação.

germany

Alemanha

Por meio do Apoio Institucional do Goethe-Institut, várias atividades representaram a Alemanha na Faísca Festival Internacional de Risografia (2020-2021).

Alemanha

Por meio do apoio do Goethe-Institut, que promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional, a Faísca Festival Internacional de Risografia (2020-2021) recebeu vários convidados alemães ou sediados no país:

  • Die Brueder Publishing/Lucky Punch Press – Malte Brenneisen

Participação na série Estúdios, com visita Die Brueder Publishing e entrevista com Malte Brenneisen.

  • Vetro Editions – Luca Bendandi

Participação em entrevista sobre a Vetro e no debate Edição e Publicação.

  • John Komourki

Participação em entrevista sobre a Vetro, criação e apresentação de video-ensaio sobre risografia e apresentação na série Estúdios com Die Brueder.

  • Nina Prader

Apresentação na série Estúdios com Die Brueder.

Outros detalhes na aba de programação.

 

france

França

Por meio do Apoio Institucional da Embaixada da França à 24ª edição da Faísca, o festival realizou uma entrevista e transmissões com convidados franceses.

França

O apoio institucional da Embaixada da França à 24ª edição da Faísca, por meio do Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de Minas Gerais, possibilitou que a Faísca realizasse uma entrevista em francês com legendas em português, além de ter transmitido, em português, a edição 2020 do Magical Riso, evento que teve a participação da editora e estúdio especializado em risografia Quintal Éditions, de Paris, França.

Outras informações na aba de programação.

colombia

Colômbia

Participação em entrevistas.

Colômbia

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos, como Eva Parra, da editora e estúdio especializado em risografia Calipso Press (Cali, Colômbia) e com Valeria Giraldo, da gráfica, editora e estúdio de design Relámpago (Bogotá, Colômbia).

Outras informações na aba de programação.

usa

Estados Unidos

Participação na série Estúdios e entrevista.

Estados Unidos

A Faísca recebeu, para uma de suas entrevistas em 2020, George Wietor, de Grand Rapids, Michigan, fundador da Issue Press, estúdio e editora especializada em risografia, e idealizador do portal colaborativo stencil.wiki. E para a Série Ateliês, um dos convidados no mesmo ano foi Travis Shaffer, nascido no sudoeste da Pensilvânia e hoje professor assistente na Universidade de Missouri, em Columbia. A Faísca transmitiu também, ao vivo com tradução simultânea em português, o Magical Riso, que contou com a participação da Endless Editions, de Nova York.

Outros detalhes na aba de programação.

ecuador

Equador

Participação em entrevista.

Equador

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos, como a Terminal Ediciones, de Quito, Equador.

Outras informações na aba de programação.

mexico

México

Participação em entrevista e transmissão.

México

Em parceria com o colombiano Jerónimo Velásquez, da Perro Centinela Editorial e da Primer Ocaso (de Bogotá), e com o brasileiro Mateus Acioli, da Livros Fantasma (de São Paulo), a Faísca realizou uma série de três entrevistas com convidados que representam estúdios latino-americanos como Oswaldo García, da editora mexicana Gold Rain, de Querétaro. A Faísca também transmitiu, em português, a edição 2020 do Magical Riso, que contou com a participação da Gato Negro Ediciones, da Cidade do México.

Outras informações na aba de programação.