Histórico

Foto: Área de Serviço
Resumo
A Faísca foi criada em junho de 2015 como uma feira mensal de publicações e arte impressa, a primeira do estado de Minas Gerais com essa periodicidade.
Entre 2015 e 2017, foram realizadas 23 edições do evento.
Este foi um período em que a programação reuniu mais de 350 expositores diferentes, entre artistas com trabalhos individuais e grupos, como coletivos, selos e pequenas editoras.
Resultados
Essa trajetória trouxe diversos resultados positivos para o fomento do cenário das artes gráficas e das publicações independentes, estimulando a inserção de novos agentes no mercado, a circulação de trabalhos de artistas que já estavam em atuação, o surgimento de novos eventos do gênero e a circulação financeira diretamente voltada para o mercado de publicações feitas por artistas, coletivos, pequenas editoras e selos.
Espaços
Tradicionalmente realizados no BDMG Cultural e na rua Bernardo Guimarães, em frente ao Instituto, em Belo Horizonte, a Faísca também ocupou espaços da capital mineira como o baixio do Viaduto Santa Tereza, as praças da Liberdade e da Savassi, em parceria ou como parte da programação de outras iniciativas culturais, como o Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) em 2015, o Circuito das Letras (2016) e o Circuito Fotografia a Patrimônio Cultural (2017) – ambos realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) –, o festival Traço – música e desenhos ao vivo (Editora Pulo, 2016) e o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH) em 2017.
Fotos: Área de Serviço & Luiz Carlos Oliveira
Temporadas
O formato de feira mensal de publicações e arte impressa foi dividido em três temporadas.
Temporada 3
Ano: 2017
Número de edições: 8
Período: de maio a novembro (com duas edições em julho).
- 23ª edição: 18 de novembro, Centro Universitário Una, unidade Una Liberdade.
- 22ª edição: 21 de outubro, BDMG Cultural e rua Bernardo Guimarães.
- 21ª edição: 16 de setembro, BDMG Cultural e rua Bernardo Guimarães.
- 20ª edição (especial): 19 de agosto, Praça da Liberdade, na programação do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural (IEPHA/MG).
- 19ª edição (especial): 30 de julho, Praça da Liberdade, na programação do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), com a parceria do projeto Dia de Feira, que promove apresentações musicais.
- 18ª edição: 15 de julho, BDMG Cultural e rua Bernardo Guimarães, com parceria do projeto Dia de Feira.
- 17ª edição (especial): 17 de junho, BDMG Cultural e rua Bernardo Guimarães, comemoração de aniversário de dois anos da Faísca, com parceria do projeto Dia de Feira.
- 16ª edição: 20 de maio, BDMG Cultural e rua Bernardo Guimarães.
Fotos: Área de Serviço
Temporada 2
Ano: 2016
Número de edições: 9
Período: de abril a dezembro.
- 15ª edição: 17 de dezembro, BDMG Cultural.
- 14ª edição: 19 de novembro, BDMG Cultural.
- 13ª edição (especial): 8 de outubro, BDMG Cultural, na programação do Circuito das Letras (IEPHA/MG).
- 12ª edição: 17 de setembro, BDMG Cultural.
- 11ª edição (especial): 6 de agosto, Praça da Savassi, na programação do festival Traço – música e desenhos ao vivo (Editora Pulo).
- 10ª edição: 16 de julho, BDMG Cultural.
- 9ª edição (especial): 18 de junho, BDMG Cultural, comemoração do aniversário de um ano da Faísca.
- 8ª edição: 21 de maio, BDMG Cultural.
- 7ª edição: 16 de abril, BDMG Cultural.

Temporada 1
Ano: 2015
Número de edições: 6
Período: de junho a novembro.
- 6ª edição (especial): 14 de novembro, debaixo do Viaduto Santa Tereza, na programação do 9º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ).
- 5ª edição: 17 de outubro, BDMG Cultural.
- 4ª edição: 19 de setembro, BDMG Cultural.
- 3ª edição: 15 de agosto, BDMG Cultural.
- 2ª edição: 18 de julho, BDMG Cultural.
- 1ª edição: 20 de junho, BDMG Cultural.
Fotos: Luiz Carlos Oliveira
Outras ações e eventos
Ano: 2017
- Inauguração, em 30 de novembro, da Fanzinoteca Faísca, primeira biblioteca pública de Belo Horizonte voltada para zines e outros trabalhos gráficos independentes. Local: Usina de Cultura (Centro Cultural Nordeste, BH/MG). Acesso gratuito.
Ano: 2018
- Realizado em março, minicurso Comunicação e autocatálise: estratégias de divulgação para autores independentes, parceria entre a Faísca e o Catarse, na programação “Oficinas Plana Volta ao Nada”, da Plana Festival. Sede do Catarse, São Paulo.
- Realizada em outubro, a Célula Faísca – Encontros pela democracia promoveu uma semana de produção coletiva entre artistas para refletir sobre o cenário político do país. Local: Usina de Cultura (Centro Cultural Nordeste, BH/MG).
Temporada 4: novo formato
Anos: 2020/2021
- Em setembro de 2020, a Faísca fez sua primeira edição como Festival Internacional de Risografia. Saiba mais sobre o evento aqui.